img

Florianópolis, 23/04/2024




GERAL

Como fazer o licenciamento 2018 do seu veículo

Publicado em 05/10/2018


Foto Ilustrativa
Como fazer o licenciamento 2018 do seu veículo



Entra ano e sai ano, e os compromissos são os mesmos. Principalmente aqueles destinados a colocar as taxas públicas em dia. Não tem como fugir.

Adiar nem sempre é uma opção, principalmente porque acaba em juros e multas. No caso dos veículos, vale lembrar, a tranquilidade de trafegar com a documentação em dia não tem preço. Não deixe para a última hora.

É que para rodar sem correr riscos de ser multado ou ter o carro guinchado, não depende apenas da sua atitude no trânsito. Você não pode esquecer que deve estar em dia com a documentação que regulariza o setor automotivo no Brasil. Vamos falar um pouco disso:

O licenciamento, junto com IPVA e DPVAT, garante a regularização dos veículos. Quem define a taxa para liberar a licença são os órgãos de trânsito estaduais. Cada estado conta com a sua própria especificação. Portanto, antes de entrar no site do Detran do seu Estado, saiba tudo sobre o licenciamento e o porquê não deixar a quitação para a última hora

O licenciamento é obrigatório?

Sim. O licenciamento do veículo deve ser feito anualmente e consiste na emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o famoso CRLV. Esse documento é de porte obrigatório, ou seja, deve estar sempre em poder do condutor e permite a circulação do veículo em todo território nacional. Segue aí a dica: não saia de casa sem ele!
Para que serve?
Ele comprova que o veículo está em condições de rodar, atendendo à legislação brasileira quanto às normas de segurança, de emissões de poluentes e de ruído. Contudo, nem todos os veículos passam por uma vistoria, isso depende da legislação de cada Estado.

Tudo bem, e como faço o licenciamento do meu veículo?

O processo pode ser feito presencialmente ou pela internet. Em São Paulo, por exemplo, o proprietário do veículo pode realizar esse serviço nas unidades do Poupatempo ou em qualquer posto de atendimento do Detran. No Rio, somente nos Postos do Detran, porque a vistoria é obrigatória. Em algumas cidades, é possível também realizar o licenciamento nos Ciretrans. O licenciamento pode ser feito ainda de forma eletrônica, com a entrega do CRLV pelos Correios mediante o pagamento de uma taxa adicional.

O que preciso ter para realizar o licenciamento?

 Licenciamento do ano anterior
 Pagamento do seguro obrigatório do ano vigente, o DPVAT
 Comprovante do pagamento do IPVA do exercício anterior e atual
 Comprovante do pagamento de multas, se houver
 Recolhimento da taxa de licenciamento.
Quanto custa o licenciamento de veículos?
Não existe uma regra válida para todo o País. O valor da taxa de licenciamento varia de Estado para Estado, oscilando em média entre R$ 70 e R$ 150.  Ela pode ser paga pela internet, nos caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Para realizar o serviço é necessário fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Olho no calendário para não perder o prazo.   
As datas limites para fazer o licenciamento do veículo também variam de acordo com o Estado. Então, verifique o calendário específico no seu Estado. Em São Paulo, por exemplo, o período de licenciamento vai de abril a dezembro, de acordo com o final da placa. Confira o calendário:
Final de placa 1 – até abril;
Final de placa 2 - até maio;
Final de placa 3 - até junho;
Final de placa 4 - até julho;
Final de placa 5 e 6 - até agosto;
Final de placa 7 - até setembro;
Final de placa 8 - até outubro;
Final de placa 9 - até novembro;
Final de placa 0 - até dezembro.
Não esqueça: prazo é até o último dia útil de cada mês

Onde consultar e/ou verificar o licenciamento de veículos?

Consulte débitos e restrições aos veículos no site do Detran do seu Estado. Basta informar a placa e o Renavam do veículo. Outra opção é fazer esta consulta em sites especializados como Helpay.

E se eu perder o prazo do licenciamento?

Se o licenciamento não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, todos os veículos devem ser licenciados anualmente e o descumprimento da lei prevê infração gravíssima, com multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o carro pode ser apreendido e removido para o pátio do Detran.

Resumindo:

Todos os motoristas são obrigados a portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).
Não há emissão de guias ou boletos para pagar a taxa de licenciamento. Basta informar o número do Renavam do veículo ao banco e o sistema acusará se existem débitos pendentes que devem ser pagos
Não é possível licenciar um veículo com multas. Antes de fazer o licenciamento é preciso quitar todas as dívidas relativas ao veículo.
No licenciamento eletrônico, o consumidor deve pagar a taxa em um dos bancos credenciados, o que pode ser feito nas agências, pela internet ou nos caixas eletrônicos.
Devido ao prazo de entrega dos Correios, o licenciamento eletrônico deve ser feito pelo menos 15 dias úteis antes do prazo final para que haja tempo de receber o novo documento na residência
A retirada do documento nos postos do Detran pode ser feita pelo proprietário do veículo, parente próximo, procurador legal ou, no caso de pessoa jurídica, por um representante da empresa.
Veículos movidos a gás natural (GNV) só podem fazer o licenciamento após a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) por uma instituição credenciada pelo Inmetro.

Licenciamento difícil é coisa do passado!

Pagar licenciamento, multas e IPVA não é mais uma dor de cabeça. Para andar com a documentação do seu carro em dia e cumprir todas as etapas do processo, hoje você conta com a ajuda da internet. 
A Helpay disponibiliza uma ferramenta para simplificar a sua vida. Lá você consulta os débitos do seu veículo em tempo real e de forma gratuita. 
Além disso, será avisado sempre que receber alguma multa ou quando o vencimento do seu final de placa estiver próximo.
E tem mais! Na Helpay você planeja o pagamento em até 12 parcelas, em até 4 cartões de crédito diferentes, com as melhores taxas do mercado.
A Helpay facilita qualquer pagamento e resolve a sua vida. Acesse agora e confira! https://www.helpay.com.br/
 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...