img

Florianópolis, 16/04/2024




GERAL

Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnólogo?

Publicado em 05/10/2018


Foto Ilustrativa
Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnólogo?



Na hora de buscar qualificação profissional, o mercado da educação oferece uma gama de possibilidades. Entre elas, estão os cursos técnico e tecnólogo.

Você sabe a diferença entre eles? Embora os nomes sejam semelhantes, estas modalidades são distintas desde a raiz, apesar de serem duas possibilidades valiosas para o início de uma carreira. Os estudos, aliás, estão cada vez mais acessíveis no país, graças aos descontos e aos financiamentos oferecidos pelas instituições privadas. Obter uma bolsa para curso técnico, por exemplo, nunca foi tão fácil.

A principal diferença entre curso técnico e curso tecnólogo está na exigência da escolaridade do aluno interessado. Isso porque o curso técnico não é encarado como uma graduação superior e, portanto, pode ser feito até por quem tem apenas o ensino fundamental completo. O grau de exigência, porém, vai depender da qualificação escolhida. 

Além disso, o curso técnico tem duração variável, podendo ir de dois meses até a três anos. O foco nesta modalidade está na qualificação imediata para o mercado de trabalho. Por isso, os cursos tendem a ser voltamos à prática, com pouco conhecimento teórico.

O custo da mensalidade varia bastante, de acordo com o curso escolhido. Felizmente, as instituições privadas oferecem uma série de bolsas para curso técnico, a partir de parcerias com o governo, como a isenção fiscal. 

De um modo geral, o curso técnico é uma demanda presente nas indústrias do país, que precisam qualificar profissionais para as rotinas de uma fábrica. Entre estas rotinas, podemos citar como exemplo a operação de máquinas e o manuseio de produtos específicos.

Curso tecnólogo

O curso tecnólogo é uma graduação de nível superior, inclusive com a emissão de diploma reconhecido pelo MEC. A diferença do tecnólogo para a graduação convencional está, basicamente, no tempo de aprendizado, que varia entre 2 e 3 anos. Já a metodologia tradicional prevê período em sala de aula de 4 a 6 anos.

Com a redução do tempo de ensino, a grade curricular do curso tecnólogo é suprimida na fase teórica. Desta forma, os estudos estão mais voltados à prática, muito embora a formação tenha como objetivo preparar profissional para cargos de gestão e supervisão. É diferente, neste caso, do curso técnico, que tem foco na execução de rotinas específicas, sem conhecimento aprofundado.

Como qualquer curso superior, o tecnólogo exige que o candidato tenha ensino médio completo e participe de uma seleção para iniciar os estudos. A vaga pode ser conquistada, por exemplo, através de vestibular ou ainda utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aliás, existem instituições públicas que oferecem cursos de formação tecnóloga, apesar de a maior oferta estar na rede privada.   

Curso técnico  Curso tecnólogo
Duração de dois meses a três anos  Duração de dois a três anos
Requisito de escolaridade a partir do fundamental incompleto Exige que o estudante tenha ensino médio completo e participe de um vestibular
Ensino focado nas necessidades do mercado de trabalho, para início imediato Focado no mercado de trabalho, mas com qualificação aprofundada para a formação de gestores e supervisores

Bolsa para curso técnico e oportunidades para tecnólogo

Assim como existe bolsa para curso técnico, também é possível encontrar boas oportunidades de estudar, com desconto, na graduação da modalidade tecnóloga. No site do Portal Educa Mais Brasil é possível encontrar ofertas com até 70% de desconto no valor da mensalidade, em todo o território nacional. 
O importante é escolher instituições de ensino com boa reputação e infraestrutura adequada. Por esta razão, uma boa pesquisa na internet, antes de escolher onde estudar, faz toda a diferença.


Qualificação para quem falta tempo


E até mesmo quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos pode encarar um curso técnico ou tecnólogo. Isso porque alguns estudos podem ser feitos na modalidade ensino à distância (EAD). Lembrando que esta é uma formação que existe, acima de tudo, foco e concentração do estudante. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade