img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

Empresa incubada na CRIE apresentará proposta para contenção de casuarinas

Publicado em 17/09/2018


Empresa incubada na CRIE apresentará proposta para contenção de casuarinas



No município de Laguna, já é possível identificar a incidência das espécies próximas às dunas. Entretanto, a presença da casuarina pode destruir a vegetação local.

Nativa da região asiática, a casuarina equisetifolia, ou popularmente conhecida como, casuarina, se refere a uma espécie de árvore visualmente semelhante ao pinheiro.

Para conter a situação, a empresa da Incubadora CRIE da Unisul, Marítima Consultoria Ambiental, irá apresentar um projeto para a prefeitura de Laguna, com o intuito de controlar as casuarinas que estão invadindo a Praia do Mar Grosso, uma das regiões afetadas.

As espécies podem ser vistas na Praia do Mar Grosso e na Praia do Gi. Enquanto isso, na Prainha, localizada ao lado sul dos Molhes, é perceptível o aparecimento de algumas árvores de casuarina. Com sua presença, a vegetação nativa pode ser destruída e contribuir para o processo de erosão da zona costeira.

Problemas futuros

Segundo a bióloga e sócia da Marítima Consultoria Ambiental, Aline Zaccaron Meurer, o dano causado pela espécie pode ser ainda maior. “Nosso receio é que daqui a pouco essa espécie chegue até o Gravatá, considerada uma praia selvagem e totalmente deserta”.

Em setembro de 2012, o Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), categorizou a casuarina como uma espécie exótica invasora do estado de Santa Catarina. Uma das formas de conter a propagação da mesma, se refere a um plano de ação emergencial e um monitoramento referente ao crescimento das árvores.

Segundo Aline, a planta é utilizada, em geral, para fixação de dunas, conservação do solo, combustível (devido ao alto valor calórico da madeira), assim como para uso decorativo.

Em maio deste ano, a prefeitura de Garopaba contratou e financiou a empresa Marítima Consultoria Ambiental para desenvolver um projeto de mapeamento populacional das espécies.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade