img

Florianópolis, 25/04/2024




DIVERSAO

Festival de Música Brasileira homenageia Edino Krieger nos seus 90 anos

Publicado em 11/09/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Festival de Música Brasileira homenageia Edino Krieger nos seus 90 anos



As atividades acontecem em palcos diversos, em Brusque e Florianópolis

De 26 a 30 de setembro, Santa Catarina receberá a segunda edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (MCB) Edino Krieger, com atividades gratuitas e abertas ao público. Neste ano, além de trazer para o Sul do Brasil uma mostra significativa da produção musical da atualidade e criar espaço para a divulgação de novos compositores, por meio do Concurso de Composições, celebra os 90 anos do brusquense Edino Krieger e faz homenagem especial ao compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.

Terá atrações no Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde os músicos levam alegria para os pacientes, passando pelo auditório do Departamento de Música da UDESC, visitando o Instituto Aldo Krieger, em Brusque, e culminando em dois teatros da Capital, o Álvaro de Carvalho (TAC) e o Ademir Rosa (CIC).

O II Festival MCB Edino Krieger é viabilizado através do Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, apresentado com apoio cultural de Supermercados Angeloni e produzido pelo Grupo Sintonize.

A música em tudo

Onde há vida, existe música. Se ouvirmos atentamente, perceberemos a música em tudo: nos pássaros, nos peixes, no vento, na água, até no silêncio. A segunda edição do Festival MCB Edino Krieger traz essa perspectiva e convida o público que aprecia a música de qualidade a entrar nesse universo dos sons que reflete o mundo. A sensibilidade na música de Edino está na identidade visual do festival que leva o seu nome. Para representar essa harmonia, foram conectados a instrumentos musicais ícones da fauna catarinense, como a tainha, o camarão e a coruja buraqueira.

Visão geral da programação

  • Abertura com Edino Krieger, em Brusque
  • Intervenção musical, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis
  • Mesa-redonda: “A Música Contemporânea no Ensino Musical”, na UDESC 
  • Recital comentado: “Prelúdios e Interlúdios”, de Edmundo Villani-Côrtes, na UDESC
  • Concerto Concurso de Composições, no TAC
  • Concerto com Camerata Florianópolis & Convidados, no CIC
  • Show de encerramento: Encontro de Gerações & Polyphonia Khoros, no TAC

Edino Krieger

Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Entrou no Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music, de Nova Iorque, tornando-se um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. Sua vida é coroada por diversas conquistas, prêmios e homenagens. Foi presidente da Academia Brasileira de Música e recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação e foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade