img

Florianópolis, 18/04/2024




BRASIL

Entidade internacional se dispõe a ajudar na recuperação de museu

Publicado em 03/09/2018


Tânia Rego/Agência Brasil/Agência Brasil
Entidade internacional se dispõe a ajudar na recuperação de museu



O Conselho Internacional dos Museus reúne integrantes de 150 países

O Conselho Internacional dos Museus (cuja sigla em inglês é Icom), que reúne 27 mil integrantes de 150 países, 114 comitês nacionais e 30 comitês internacionais, informou hoje (3) que se empenhará para colaborar na superação das perdas causadas pelo incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Pelas estimativas iniciais, serão necessários R$ 15 milhões.

Em nota, o Icom destacou a mobilização em parceria com o Comitê Permanente sobre Gestão de Riscos de Desastres (DRMC), e os comitês Internacionais para Museus Universitários (UMAC), Documentação (CIDOC) e História Natural (NATHIST).

“Neste dia sombrio, não apenas pela herança brasileira, mas também pelo patrimônio mundial, queremos reiterar nossa crença inabalável na resiliência e profissionalismo dos funcionários de museus do Brasil e nossa fé em sua capacidade de se recuperar desse evento doloroso.”

A nota do Icom detaca a “profunda tristeza” provocada pelo incêndio devastador: “O maior museu de história natural da América Latina e a instituição museológica mais antiga do Brasil”.

Segundo o Icom, o único alívio é que o incêndio não provocou vítimas. Mas a instituição lamentou a perda da maior parte do acervo do museu. “Estamos aliviados que este desastre não causou nenhuma morte. Lamentamos a perda da inestimável do acervo do museu.”



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade