img

Florianópolis, 20/04/2024




ESPORTES

Joaquina desafia competidores na abertura do SCTour 2018

Publicado em 27/08/2018


Basilio Ruy/P.P07
Joaquina desafia competidores na abertura do SCTour 2018

Hedieferson Junior, campeão Junior da 1ª etapa do Silverbay Florianópolis SCTour 2018, em um grande momento na final de sua categoria




Confirmando as previsões de frio, vento sul e mar grande, o Silverbay Florianópolis SCTour 2018 inaugurou a fase final do circuito catarinense de surf amador com ondas pesadas no domingo gelado em Florianópolis(SC)

Não poderia começar da melhor forma o SCTour 2018, reunindo os melhores surfistas amadores do sul do país na praia da Joaquina, em Floripa. O Silverbay Florianópolis SCTour 2018 abriu a série de três eventos programados até o final do ano, que coroará os campeões estaduais das 10 categorias em disputa do circuito.
A previsão apontava ondas pesadas para o final de semana (em especial no domingo). A organização decidiu finalizar as cinco categorias de base no sábado, deixando as demais para o dia seguinte.

Campeões do sábado na Joaca

A Infantil foi a primeira final a entrar na água, com três catarinenses e um paranaense, que levou a melhor na disputa. Lukas Camargo venceu a etapa lidera o ranking, seguido de Antonio Vitorino(2º), Takeshi Oyama (3º) e Gabriel Ogasahara (4º).
Na sequência, Luara Mandelli virou o resultado a seu favor no último instante pra cima de Gabriely Vasque e festejou o título da Feminino Sub12. Maria Amélia (3ª) e Luiza Rosa (4ª) completaram a final.
Anuar Chiah foi mais um paranaense que se deu bem na abertura do circuito SCTour 2018. Ele dominou a final Petiz, colocando seus adversários em combinação. Ryan Martins (2º), Kauan Carvalho (3º) e Lucas Costa (4º) fecharam a lista.
A decisão da Feminino Sub16 teve uma virada espetacular nos minutos finais. Rafaela Coelho tinha a prioridade a seu favor e liderava a bateria desde o início, quando deixou Pâmela Mel livre numa direita salvadora em sua última tentativa atrás de 2.90 pontos. A nota veio 3.10, o suficiente para Pâmela comemorar muito a vitória e a liderança do ranking.
A categoria Iniciantes fechou as finais de sábado, reunindo quatro expoentes dessa geração de catarinenses bons de surf. Léo Casal perdeu a liderança da bateria nos últimos cinco minutos para Heitor Muller, que trocou duas notas e virou o resultado a seu favor.

Joaquina para poucos

O último dia de competição confirmou as previsões de mar pesado, e as categorias Open, Mirim, Master, Junior e Feminino Open iriam pra água, dando sequência no cronograma do evento. Por decisão dos organizadores, junto com as atletas, as baterias femininas foram transferidas para a próxima etapa do SCTour em Garopaba(SC). As ondas mexidas pelo vento sul variaram de 6 a 8 pés (2.0 a 2.5 metros), num domingo em que a “Dona Joaquina” não estava de bom humor. Essas difíceis condições exigiram dos competidores um preparo físico diferenciado para encarar a situação.

A sequência de finais começou com a Master. “Estava quase chegando no outside, quando uma da série quebrou na minha cabeça e me arrastou em direção da beira, próximo ao costão”, disse Raphael Becker, que se inscreveu na última hora para o evento. Ele venceu a categoria escolhendo bem suas ondas após o “sacode” no início da disputa. “Foi uma vitória especial, contra surfistas especiais e em condições especiais. Então dedico esse título a minha esposa, grávida do meu filho Pedro, que nascerá em novembro”, declarou o campeão.

Luiz Mendes foi um dos destaques do dia, chegando a três finais na Joaquina, além de marcar uma das melhores notas e médias do evento. A saga do surfista de Barra do Sul (SC) começou com sua bela vitória na Mirim, seguido por Artur Romão (2º), Kainan Meira (3º) e Leo Casal (4º). Luiz Mendes permaneceu na água para a decisão Junior. Praticamente sem energia e em sua oitava bateria disputada durante o dia (ainda restava a nona em seguida), terminou na quarta posição. Léo Casal (que também chegou a três finais na etapa) foi o terceiro, com o local João Godoy colocando seu power surf em prática para finalizar a prova em segundo. Melhor para Hedieferson Junior, que mesclou inteligência e comprometimento em situações críticas, para ficar em primeiro em sua categoria. “Impressionante a força das ondas e da correnteza. Fui para definir a bateria em duas ondas, aplicando o máximo de manobras que pudesse. A estratégia deu certo”, comentou o campeão.

Pra fechar o dia, Uriel Sposaro trocou suas notas durante toda a bateria, comandando as ações até a vitória na final Open. Marlon Klein chegou a ameaçar Uriel, mas não foi o suficiente, finalizando a prova com um excelente 2º lugar. Luiz Mendes, no limite da exaustão física, terminou em terceiro, com José Muniz, (melhor nota do evento, 8.75 tirado no 1º round Open) na quarta colocação.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade