img

Florianópolis, 23/04/2024




TURISMO

Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro

Publicado em 20/08/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro



Muito mais do que um evento gastronômico, o Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro, na Serra Catarinense, entre 31 de agosto e 30 de setembro de 2018

O III Fenatruta é a próxima atração desta temporada em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Os visitantes poderão degustar pratos tradicionais da região, acompanhados da grande estrela da festa, a Truta - um peixe de água doce, extremamente saboroso, que permite combinações variadas numa explosão de sabores. Para acompanhar o prato principal, vinhos produzidos em Santa Catarina, que trazem a reconhecida qualidade dos vinhos de altitude.

E para completar a visita, a Serra Catarinense, localizada a aproximadamente 170 quilômetros de Florianópolis, reúne um conjunto de condições naturais, geográficas, climáticas e culturais que expressa um terroir próprio, manifestado principalmente na culinária regional. Aliado a ingredientes típicos, o cenário gastronômico serrano vem se renovando e assimilando novos produtos.

Receber bem é uma das qualidades de quem mora e trabalha na região. Para garantir a qualidade do evento, a Pouserra, que é a Associação do Trade Turístico de Urubici, promotora do Fenatruta, reuniu os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo, a fim de garantir aos turistas uma  estrutura acolhedora e opções variadas, com passeios turísticos pelos vinhedos, visitas às cascatas, cânions e serras, cavalgadas, contato com animais e lugares inesquecíveis.

Por todos os cantos de Bom Retiro e Urubici, será possível viver o Festival em sua plenitude. As delícias à base de truta estarão disponíveis nos bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias da cidade. Em cada lugar, o público terá a oportunidade de degustar pratos especialmente selecionados para agradar o paladar dos visitantes, e que melhor representem a gastronomia local, com preços de cardápio de até R$ 49,00 por pessoa.

O Fenatruta vem para integrar os setores, valorizar a truta e os ingredientes locais, promovendo Urubici e Bom Retiro, que têm cerca de 12 mil e 10 mil habitantes, respectivamente. A meta é priorizar a sustentabilidade e a responsabilidade social, valorizando os chef´s e seus criativos pratos, divulgando o turismo através das pousadas, restaurantes, comércio e, principalmente, os truticultores, que comemoram a expansão do importante segmento.

A produção de Trutas na região da Serra vem ganhando expressividade. Nos últimos seis anos, cresceu 30%, conforme dados da Acatruta (Associação Catarinense de Truticultores), que reúne 18 associados.

Promover o evento nesta época do ano, além de divulgar a atividade, mostra que a Serra Catarinense é potencial turístico em todas as estações. A proposta alia a expectativa de reconhecer a truta como um produto de origem, com identidade geográfica, assim como os famosos vinhos de altitude, o queijo serrano e as frutas finas orgânicas, o que se torna mais uma oportunidade de movimentar a enogastronomia, gerar e produzir renda para a região.

A primeira edição do Fenatruta, realizada em 2016, contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. Já em 2017, o número quase dobrou. Foram 15 estabelecimentos e, aproximadamente, 2.000 pratos consumidos. Nestas duas primeiras edições o grande ganho foi a união do polo de gastronomia de Urubici. Através da parceria com o Senac, Sebrae e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo local, o município está bem mais capacitado e preparado para oferecer o que há de melhor. Estimulada pelo festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como mais um produto representativo das potencialidades locais.

Em 2018, o objetivo é ampliar o festival através da oferta integrada de gastronomia, hospedagem, enoturismo e roteiros de natureza, por meio de pacotes conjuntos oferecidos pelas pousadas e por agências de turismo de Santa Catarina, totalizando 16 estabelecimentos de alimentação, 9 pousadas e 2 lojas de artesanato em Urubici e Bom Retiro.


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro



O III Fenatruta é a próxima atração desta temporada em u
Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...