img

Florianópolis, 19/04/2024




TURISMO

Pauta de turismo nas escolas será inserida no Ensino Fundamental em 2019

Publicado em 10/08/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Pauta de turismo nas escolas será inserida no Ensino Fundamental em 2019

Reunião Amfri




De acordo com o projeto, o público-alvo inicial previsto seriam os cerca de 8 mil estudantes dos 5º anos das escolas municipais de todas as cidades da região

A partir de 2019 a pauta turismo nas escolas será inserida no Ensino Fundamental. A previsão é indicada pelos comitês pedagógicos e de turismo e representantes da Costa Verde & Mar que acreditam que será possível implantar e implementar um projeto que leva o assunto até as salas de aula. 

Para elaboração do projeto oficial, todos os coordenadores pedagógicos das redes municipais de ensino participarão de uma apresentação técnica sobre o turismo regional da Costa Verde & Mar. Turismólogos do Colegiado de Turismo da Amfri farão a orientação com objetivo de apresentar o conceito, destacar aspectos técnicos, culturais, econômicos, todas as possibilidades turísticas, entre outros temas. A apresentação oficial será realizada na tarde de 11 de setembro, na Amfri. “A partir dessa demonstração de conteúdo é que os gestores educacionais poderão definir como será o planejamento, se será apresentado através de aulas, palestras, atividades didáticas em geral, entre outras vertentes pedagógicas”, afirma Gilmara da Silva, consultora em Educação da Amfri.

Segundo Gilmara, para a realização da proposta a equipe poderá contar com a parceria de empresas, institutos, universidades, órgãos governamentais, entre outras entidades de ambos os setores para garantir que o projeto ganhe continuidade. “Queremos montar uma proposta que seja consolidada, que tenha sempre um monitoramento, atualização e avaliação constante do trabalho a ser realizado”, acrescenta.

O Comitê Gestor de Educação e Turismo da Amfri objetiva desenvolver um programa ainda mais abrangente com metas e ações em médio prazo para que mais estudantes recebam o conteúdo e assim, fazer com que a temática do turismo seja incluída no currículo e no planejamento docente.

Diagnóstico Turismo nas Escolas

Para elaborar o projeto, os comitês pedagógicos e de turismo e representantes da Costa Verde & Mar realizaram um levantamento detalhado da rede da região. Ao todo foram coletados mais de 1,6 mil questionários em 186 escolas, entre os meses de junho e julho. O nível de confiança foi de 99% e erro amostral é de dois pontos percentuais.

Segundo o levantamento, 95,5% dos educadores acreditam que seja muito importante que o turismo se torne tema em sala de aula. O diagnóstico ainda apontou que 60,6% destes já trabalharam aspectos do turismo em sala de aula e que a iniciativa auxiliaria ainda mais em atividades didáticas já desenvolvidas como estudo de campo, visita a roteiros culturais, históricos, atrativos naturais, entre outros.

A amostra apontou que a maioria, 54% dos professores, nasceu fora de Santa Catarina, porém a grande parte destes (73,1%) vive aqui há mais de 12 anos. O levantamento ainda indicou que entre os atrativos turísticos que os educadores mais conheciam ou teriam visitado, estavam as praias de todas as cidades da região, o parque Beto Carrero em Penha, o Cristo Luz/Unipraias em Balneário Camboriú, a Ilha de Porto Belo, o Mercado Público/Marejada/Volvo OceanRace e Morro da Cruz de Itajaí, entre outros.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...