img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Procurador do MPF/SC relata experiência do Grupo Pró-Babitonga em evento nacional sobre unidades de conservação

Publicado em 03/08/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Procurador do MPF/SC relata experiência do Grupo Pró-Babitonga em evento nacional sobre unidades de conservação



Tiago Gutierrez defende o diálogo como principal instrumento para o trabalho de integração

O procurador da República Tiago Gutierrez, do Ministério Público Federal em Joinville, participou nesta quarta-feira (1º) da mesa redonda "Desafios e soluções para a conservação da zona costeira e marinha brasileira", no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Florianópolis, relatando sua experiência como representante do MPF no Grupo Pró-Babitonga, na região da Baía da Babitonga, no Litoral Norte de Santa Catarina, que trabalha questões como poluição marinha, gestão de pesca e licenciamento, desenvolvendo parcerias, implementação e fortalecimento de unidades de conservação.

Aos participantes do CBUC, Tiago Gutierrez defendeu o diálogo como principal instrumento para o trabalho de integração necessário para o desenvolvimento de um projeto, como foi a criação do Grupo Pró-Babitonga (GPB). Esse Grupo, lembrou o procurador, surgiu a partir de uma ação judicial que disponibilizou recursos, aplicados em um projeto da Univille que previa esse trabalho de discussão e debate envolvendo todas as comunidades da região. "O diálogo é o caminho para a integração. E isso acontece com a discussão, com o burburinho, que faz a coisa andar. Aí, botando todo mundo pra conversar, todos os grupos interessados, as pessoas entendem que esse instrumento de gestão funciona bem", disse.

Com o apoio do MPF em Santa Catarina, o GPB tem a missão de contribuir para a gestão participativa e integrada do Ecossistema Babitonga, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental. O Grupo é um colegiado que tem representantes dos segmentos socioambiental, socioeconômico e público dos municípios do entorno da Baía da Babitonga (Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul) e dos governos estadual e federal.

A mesa redonda "Desafios e soluções para a conservação da zona costeira e marinha brasileira", no IX CBUC, foi coordenada por Alexander Turra (professor da USP) e teve também a participação de Ana Paula Prates (Ministério do Meio Ambiente), Guilherme Dutra (Conservation International), Maurizélia Brito (gestora Atol das Rocas), Cristina Azevedo (Secretaria do Meio Ambiente - SP), Regis Pinto Lima (Ministério do Meio Ambiente, Cgerco), Sergio Floeter (Universidade Federal de Santa Catarina) e Andrei Polejack (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade