img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Encontro em Florianópolis debate boas práticas de municípios na conservação da natureza

Publicado em 30/07/2018


Foto Ilustrativa
Encontro em Florianópolis debate boas práticas de municípios na conservação da natureza



Municípios são agentes que promovem o desenvolvimento econômico por meio da conservação da biodiversidade

As boas práticas dos municípios na conservação da natureza será um dos assuntos que o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) debaterá de terça (31) a quinta-feira (2), em Florianópolis (SC). Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza desde 1997, o congresso é um dos principais eventos sobre conservação da natureza na América Latina.

Áreas protegidas locais e outras medidas de conservação são mecanismos eficientes para a conservação da natureza e geram diversos benefícios para a população por meio de serviços ambientais. Esses evitam ou diminuem acidentes naturais ocasionados por enchentes e desabamentos, melhoram a qualidade do ar que se respira, da água que se bebe e do solo, também promovem atividades recreativas, turismo e geram emprego e renda para as pessoas. 

“Os governos municipais devem ser reconhecidos em seus esforços para a conservação da natureza”, diz Jens Brüggemann, diretor do projeto Áreas Protegidas Locais pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O projeto é implementado no Brasil, Colômbia, Equador e Peru por GIZ, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

“Quando promovem a conservação da natureza, os governos locais se transformam em agentes que viabilizam o desenvolvimento econômico com preservação ambiental”, destaca Rodrigo Perpétuo, Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul.

No Brasil, Colômbia, Equador e Peru, que estão entre os 10 países mais biodiversos, os municípios estão cada vez mais interessados em proteger a diversidade da vida natural. Ainda assim, são poucos os municípios com unidades de conservação municipais. No Brasil, somente 149 dos 5570 municípios brasileiros tinham unidades de conservação municipais catalogadas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) no final de 2017.

“As unidades de conservação municipais e outras medidas de conservação baseadas em áreas são uma oportunidade de engajamento da sociedade na proteção dos recursos naturais em todos os biomas brasileiros”, afirma Marcos Tito, oficial sênior da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O projeto Áreas Protegidas Locais tem como objetivo aumentar o número de governos municipais nos quatro países sul-americanos que administram de maneira efetiva e equitativa áreas protegidas e outras medidas de conservação. A iniciativa regional atua junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Brasil, Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MinAmbiente) da Colômbia, Ministério do Ambiente (MAE) do Equador e Ministério do Ambiente (MINAM) do Peru.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade