img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Florianópolis sedia IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

Publicado em 19/07/2018


Foto Ilustrativa
Florianópolis sedia IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação



O congresso é um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza



Por: Laura Dozza Reis

Com cenários inspiradores e biodiversos, Florianópolis (SC) será a cidade-sede do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, especialistas do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir o tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza” e definir diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação.

“Neste IX CBUC, queremos reforçar e ampliar a discussão sobre como a conservação é a base para uma economia sustentável no longo prazo. A natureza e os ecossistemas têm relevante valor para o bem-estar humano e para possibilitar a existência das atividades econômicas”, analisa a diretora da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes. Entre os temas a serem abordados estão a relação entre negócios e biodiversidade, os benefícios das áreas protegidas para a sociedade e modelos inovadores de conservação da natureza. 

Já estão confirmados palestrantes como  Jason Clay, vice-presidente sênior de Mercados e Alimentação do WWF dos Estados Unidos;  John Amos, geólogo e presidente da organização não governamental SkyTruth; Pedro Paulo Diniz, empresário e ex-piloto de Fórmula1 que atualmente se dedica à produção em larga escala de alimentos orgânicos; Luis Fernando Laranja, diretor da Kaeté Investimentos, e um dos pioneiros no desenvolvimento de negócios de impacto no país, fundador da primeira empresa B certificada do Brasil, a Ouro Verde Amazônia; e Matilda Van Den Bosch, doutora em medicina, planejamento paisagístico e saúde pública, e consultora de inúmeras organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, o Programa Ambiental da ONU, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e o Departamento de Mudanças Climáticas e Inovação para Saúde do Canadá; entre outros.

Paralelamente ao CBUC, outros dois eventos serão realizados de forma simultânea: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a Mostra de Conservação da Natureza. Assim, a programação será abrangente, incluindo conferências, palestras e simpósios, além de mostras que possibilitarão ao público presente ter contato com iniciativas e projetos inovadores.

“Nossa intenção é criar um ambiente colaborativo e de novas ideias em busca de estratégias e ferramentas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Vemos o CBUC, o Simpósio e a Mostra como ferramentas para divulgar os resultados gerados pela ciência e engajar a sociedade para garantir um planeta com condições de vida a todos”, reforça Malu.

Realizado periodicamente desde 1997 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o CBUC é conhecido por trazer ao Brasil especialistas globalmente reconhecidos e por propiciar a troca de experiências e a inspiração daqueles que trabalham à frente das áreas naturais protegidas. Até hoje, em suas oito edições realizadas em diferentes cidades brasileiras, o evento contou com mais de dez mil participantes de diversos países, 338 palestras e conferências, 807 trabalhos técnicos apresentados, 14 simpósios e 96 moções aprovadas em plenárias e encaminhadas aos órgãos competentes - destacando contribuições para a criação, ampliação e implementação de Unidades de Conservação em diferentes regiões brasileiras.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade