img

Florianópolis, 23/04/2024




GERAL

Prevenção contra o câncer de pele deve continuar no inverno

Publicado em 04/07/2018


Paulo Luiz Cordeiro / Ag. Portal da Ilha
Prevenção contra o câncer de pele deve continuar no inverno



A proteção com a pele deve ser uma rotina na vida das pessoas, principalmente com o uso do protetor solar independente da estação do ano.



Por: Laura Dozza Reis

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de pele é o tumor mais frequente no Brasil, responsável por 33% de todos os tumores malignos registrados no país, sendo o estado de Santa Catarina o que possui o maior índice de ocorrências, devido à pele mais clara da maioria da população, o alto índice de exposição solar, devido ao vasto litoral e também ao fato da espessura da Camada de Ozônio ser mais fina nessa região.

Além desses fatores que podem levar ao câncer de pele é preciso considerar a hereditariedade um dos fatores de maior risco, ou seja, a pessoa que tiver tido casos em parentes de primeiro grau - pai, mãe, irmãos - é preciso realizar acompanhamento médico ao menos uma vez ao ano, explica a Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira, médica dermatologista.

Pacientes com fototipo muito claro - olhos e cabelos muito claros -, sardas ou que ao invés de se bronzear, se queimam no sol, também devem ficar atentos.

Durante as épocas mais frias, acabamos esquecendo dos cuidados com a pele, por acreditarmos que os dias nublados ou mesmo de sol não apresentam riscos. No entanto, a proteção da pele contra os raios ultravioletas deve ser mantida durante todos os meses do ano.

A dra. Ana Carolina esclarece o uso filtro solar, com fator de proteção maior do que 30 e proteção UVA e UVB, deve ser feito diariamente, independente da estação do ano, e reaplicado nas áreas que ficarão mais expostas. Destaca que a exposição deve ser evitada nos horários onde a incidência dos raios ultravioletas é maior, das 10h às 16h. E lembra do uso de objetos que também protegem contra os raios solares, como chapéus, bonés e óculos. A proteção com a pele deve ser uma rotina na vida das pessoas.

Diferentes tipos de câncer de pele

De acordo com o INCA, o tipo mais comum de câncer da pele é não melanoma - carcinomas basocelulares e espinocelulares - que possuem letalidade baixa, porém, números de casos muito altos. E o mais raro, agressivo e letal, o melanoma, ele aparece como uma pintinha escura, como mostra a imagem, que vai se deformando ao longo do tempo.

Realização do autoexame

O autoexame pode e deve ser realizado. É importante ficar atento às manchas “ugly duck”, aquelas que se destacam das demais, seja por tamanho, cor ou formato, ou aquela que sangra e coça.

“Há a Regra do ABCDE, muito utilizada. A assimetria na forma da mancha; B borda ondulada; C cor as mais escuras propiciam a ser malígnas; D dimensão maior que 5 mm devem ser verificadas por especialistas; E evolução a mancha que de repente muda de cor, ou aumenta de tamanho”, exemplifica a dra.

*Acompanhe a ilustração ao final do texto que traz exemplos da Regra ABCDE.

O tratamento para o câncer de pele é cirúrgico e existem casos específicos ao qual podem ser associadas outras formas de procedimentos, como a radioterapia, terapia fotodinâmica e a utilização de pomadas.


Paulo Luiz Cordeiro / Ag. Portal da Ilha
Prevenção contra o câncer de pele deve continuar no inverno



Foto ilustrativa
Prevenção contra o câncer de pele deve continuar no inverno










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade