img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

17ª Mostra de Cinema Infantil divulga programação

Publicado em 26/06/2018


Petronio Neto
17ª Mostra de Cinema Infantil divulga programação



A pluralidade das infâncias brasileiras na tela da Mostra de Cinema Infantil

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à sua 17ª edição, de 30 de junho a 8 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo, com atrações para a família, aos fins de semana, e Sessões Escola, de segunda a sexta. Para estudantes de escolas públicas, a Mostra oferece transporte gratuito até o teatro. Além disso, haverá uma sessão especial para jovens na FIESC e uma Mostra Itinerante nos bairros mais afastados do teatro. 

O Encontro Nacional do Cinema Infantil abre a programação adulta, em 30 de junho, das 10h às 12h, no Centro Administrativo do Governo do Estado, com a participação dos diretores de filmes que serão exibidos no festival. Neste ano a mostra volta a ter o show de encerramento gratuito no Teatro Governador Pedro Ivo com a atração “Tchiribim Tchiribom cantando pelo Mundo com Fortuna”.  Outra novidade é a Sessão Família, no Jurerê Open Shopping, em 30 de junho e 7 de julho, sábados, às 18h. Durante todas as sessões haverá distribuição gratuita de pipocas.

As atrações integram narrativas dos povos originários, das infâncias latino-americanas e negras, além de filmes que abordam temas como a inclusão de pessoas anãs e de pessoas com deficiência. Sessões com acessibilidade para cegos, surdos e ensurdecidos, por meio da audiodescrição, libras e legenda, permitem que o encontro entre as diversas crianças seja ainda mais inclusivo. “A Mostra está cada dia mais plural permitindo que todas as crianças se vejam na tela e tenham a oportunidade de acessar a diversidade da infância brasileira”, afirma a diretora Luiza Lins.

Totalmente gratuita, a mostra exibirá cerca de 70 filmes do Brasil e do mundo.  A parceria com o Canal Futura para a premiação em dinheiro continua. Para as produções nacionais, serão quatro prêmios no valor de R$ 5 mil: Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças.

Entre as atrações da 17ª edição estão as oficinas inéditas “Claquete” e “Dublagem original” para crianças. As crianças selecionadas na oficina participarão da dublagem ao vivo da mostra competitiva internacional.

A Sessão de Longa Internacional abre o primeiro dia de exibições. O “O livro de Lila”, uma produção da Colômbia e Uruguai, dirigida por Marcela Rincón terá dublagem ao vivo. O longa é a primeira animação infantil dirigida por uma mulher na Colômbia. Um filme sobre o valor da memória, dos livros e do crescimento em meio às novas tecnologias.

A mostra vai exibir três longas nacionais: “Sobre Rodas”, ficção de Mauro D’Addio, a produção Brasil - Espanha “Tropa de Trapo - Na selva do Arco-Íris”, animação de Alex Colls, e “Os detetives do Prédio Azul”, ficção de André Pellens. Após cada sessão haverá bate-papo com diretores e produtores.

O destaque desta 17ª edição é a quantidade de curtas de diretores e produtores negros, fomentados por políticas afirmativas do Ministério da Cultura. A primeira sessão de Curtas Nacionais, em 30 de junho, sábado, traz dois filmes que abordam a infância das crianças negras “Lá do alto”, de Luciano Vidigal, e a Fábula de Vó Ita”, de Joyce Prado. Após a exibição haverá debate com a participação dos diretores.

No domingo, 1, a sessão de Curtas Nacionais destaca o lançamento do documentário catarinense “As quatro estações”, de Lícia Brancher. Também haverá bate-papo com a diretora.   

A sessão Fici Longa Internacional exibe a animação “Os comedores de Meia”, de Galina Miklínová, uma produção da República Tcheca, Eslováquia e Croácia. Na sessão de curtas internacionais destaque para o espanhol “Fish”, ficção de Javier Quintas, o alemão “Night Moves”, animação de Falk Schuster e o iraniano “Autumn leaves”, ficção de Saman Hosseinpuor. Pela primeira vez, filmes da Islândia e Índia passam a compor a programação, respectivamente: as ficções “Footsteps”, de Hannes Thor Arason, e “Dreams”, de Athithya Kanagarajan

Na sessão Longa Internacional a ficção alemã “Do meu tamanho”, de Auf Augenhöhe, aborda a história de um menino que vive em um orfanato e, ao sair em busca de seu pai, descobre que ele é um anão.

Além da programação no Teatro Pedro Ivo, a mostra segue em outros espaços de Florianópolis e outras cidades do estado, com o Cineclube da Mostra aos sábados, às 16h, no cinema do CIC, o Circuito Estadual de Cinema Infantil nos municípios catarinenses, e as Mostras Itinerantes em escolas e organizações.

A programação completa pode ser conferida no site www.mostradecinemainfantil.com.br. 

Programação adulta

Além do Encontro Nacional do Cinema Infantil, integra a programação adulta o Fórum de Cinema e Educação, voltado para professores, com a palestra “A experiência lúdica e a liberdade de brincar na escola”, que será ministrada por Nélio Spréa, diretor dos filmes “O fim do recreio” e “A escola do ensino fundamental”. A atividade ocorre segunda-feira, 2 de julho, das 14 às 17h, no cinema do CIC. No dia 5, quinta-feira, no Teatro Pedro Ivo, acontece a “Conversa com André Catoto Dias, Gustavo Steinberg e Gabriel Bitar”, diretores do filme de animação Tito e os Pássaros, longa-metragem selecionado no Festival de Annecy 2018. No último domingo da mostra, às 15h, ocorre o lançamento da edição fac-similar artesanal do livro “Novos Contos”, publicado originalmente em 1954 quando o autor, de Rogério Sganzerla, ainda era criança.   

Palquinho

No hall do Centro Administrativo, onde está localizado o Teatro Pedro Ivo, haverá café, sala de leitura e livraria. Nos finais de tarde tem Palquinho da Mostra. A abertura será especial com a participação das crianças do povo Guarani no Coral Mbora’i vy’a. A programação segue nos próximos dias com “Taiko Shimadaiko”, “Hoje é dia de Jazz Bebê”, e “Cartilha do Choro com Geraldo Vargas e Grupo.”

Acessibilidade

A mostra sempre foi pioneira em sessões com acessibilidade. Haverá quatro sessões com audiodescrição, libras e legendas aos finais de semana para que cegos, surdos e ensurdecidos possam acompanhar. Um intérprete de libras estará presente durante toda a programação.

Serviço:
O que: 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 30 de junho a 8 de julho
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis
Quanto: gratuita









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade