img

Florianópolis, 19/04/2024




REGIONAL

Prefeituras da Grande Florianópolis discutem sistema de transporte coletivo integrado

Publicado em 20/06/2018


Rosália Dors Pessato / Suderf
Prefeituras da Grande Florianópolis discutem sistema de transporte coletivo integrado



Terminais de integração e corredores exclusivos estão previstos no projeto que beneficiará usuários de nove municípios da Grande Florianópolis



Por: Laura Dozza Reis

A implantação de um novo sistema de transporte coletivo intermunicipal foi tema de reunião do Colégio Superior de Prefeitos da Grande Florianópolis que reuniu o presidente da entidade e prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro e os prefeitos de Águas Mornas, Omero Prim; de Biguaçu, Ramon Wollinger, de Palhoça, Camilo Martins; de São José, Adeliana Dal Pont e de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; o vice-prefeito de São José, Neri Amaral; o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva; o diretor técnico da Suderf, Celio Sztoltz e o diretor do Deter, Luiz Carlos Faísca.

Atualmente, a Grande Florianópolis conta com um sistema de ônibus intermunicipal que atende a todos municípios e é de responsabilidade do Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter), autarquia ligada à Secretaria de Estado de Infraestrutura. Existem ainda os sistemas municipais em Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José, cuja gestão é das prefeituras.

O projeto defendido pela Suderf prevê a construção de terminais de integração e corredores exclusivos, interligando todos os municípios e facilitando os deslocamentos dos passageiros sem a necessidade de entrar em Florianópolis. Também vai criar novas conexões entre bairros e centralidades e um sistema de informação em tempo real, além da operação com veículos novos e modernos. A região é integrada também pelos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.

Para que o sistema seja viabilizado e licitado é necessário que a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) altere a lei que criou a Suderf, órgão com competência para planejar e orientar ações na região metropolitana. Aprovada pelos prefeitos, a minuta do projeto de lei aguarda ação do governador Eduardo Pinho Moreira para encaminhá-la à Alesc.  Em reunião na manhã desta terça-feira (19/06) na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), o presidente da entidade e prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, informou aos demais prefeitos que estará agendando reunião com o governador para discutir o encaminhamento.

“Este é um projeto de grande importância para o município de Biguaçu e toda região. Precisamos de um sistema que opere com qualidade, com melhores tarifas e com eficiência. A proposta apresentada pela Suderf vai atender a necessidade de todos os municípios e facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade