img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Infraestrutura de Florianópolis e Região é pauta em reunião com os secretários de Infraestrutura e Planejamento do Estado

Publicado em 20/06/2018


Divulgação
Infraestrutura de Florianópolis e Região é pauta em reunião com os secretários de Infraestrutura e Planejamento do Estado



Comitiva do COMDES conversou com os secretários sobre o acesso do aeroporto da capital, as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles e a Rede Integrada de Transporte Público

Um dos maiores gargalos do país é, sem dúvida, a falta de infraestrutura. Para minimizar esse cenário, o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) busca incansavelmente junto com o poder público melhorias para a região metropolitana. Com isso, na tarde desta terça-feira (19), uma comitiva formada pelo coordenador-geral do conselho, assim como os coordenadores dos grupos de trabalho, visitaram os secretários do Estado de Infraestrutura Paulo França e de Planejamento, Francisco Cardoso de Camargo Filho, em busca de respostas das obras mais problemáticas da Capital catarinense. 

A obra do acesso ao aeroporto Hercílio Luz foi a primeira tratativa com os secretários, pois mesmo depois da licitação ter sido publicada o imbróglio para ocorrer as desapropriações ainda gera dor de cabeça.  

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, o processo licitatório recebeu oito propostas, sendo que apenas quatro estavam habilitadas para atender a obra e duas entraram com recurso administrativo. Sobre as desapropriações, o secretário compartilhou que existe um núcleo com cinco pessoas que se reúnem semanalmente para mapear o processo, já que são três trechos com grande número de desapropriações. “O grupo dividiu os trabalhos em três diretrizes que dão condições de acesso: ‘andamento das obras, inviabilização dos lotes e as desapropriações das condicionantes’ para dar prioridade no que impede o andamento das obras”, explica França.

Outro ponto discutido foi com relação à morosidade do envio do projeto de Lei para concessão na Assembleia Legislativa que permite a viabilização da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano, elaborada pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Suderf) com apoio do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, que vai unir os sistemas de ônibus intermunicipais com os municipais, facilitando os deslocamentos das pessoas entre os municípios, sem necessidade de entrar na Ilha.

A revitalização das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, que gera preocupações pelo estado degradado em que se apresentam, também foi debatida no encontro. França conta que o financiamento para executar as obras está encaminhado e que neste momento a discussão é com relação ao modelo de licitação. “Entendemos que a modalidade que atenda as necessidades para revitalizar as pontes deve ser técnica e preço, diferente do que recomenda o Tribunal de Contas de Estado (TCE), que aponta a modalidade de menor preço como melhor opção”, expõe.

Ainda durante o encontro entraram em pauta a revitalização do monumento histórico Ponte Hercílio Luz e a Ponte da Barra da Lagoa. Para o coordenador-geral do COMDES, Ernesto Caponi, é necessário unir esforços para que a sociedade e as regiões metropolitanas possam crescer e usufruir da Cidade. “Nós não somos barreiras, estamos em busca de portas abertas para atuar de forma conjunta”, aponta o coordenador.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade