img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 é estendida em São José

Publicado em 13/06/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 é estendida em São José



Podem ser imunizadas crianças entre 5 e 9 anos incompletos e população acima de 50 anos

Com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de São José, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, está estendendo a imunização a outros grupos. Seguindo as orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), agora também podem ser vacinadas as crianças entre 5 e 9 anos incompletos e população acima de 50 anos.

De acordo com o balanço elaborado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, realizada até o último dia 8 de junho, imunizou um total de 47.404 pessoas na cidade. O número corresponde a 103,44% do público alvo e mostra que meta inicial de 90% foi ultrapassada pelo município em 2018. 

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, os idosos foram os que mais compareceram às Unidades Básicas de Saúde do município para serem imunizados. Foram vacinados 24.536 idosos ou 120,51% da meta esperada para este grupo. As puérperas também tiveram participação positiva durante a campanha. Ao todo, 601 mulheres que vivem o período de até 45 dias pós-parto foram imunizadas no município, número que corresponde a 152,15% das puérperas aguardadas na campanha.   

O grupo de professores e trabalhadores da saúde também ultrapassou a meta esperada pela Saúde. Foram vacinados 4.247 professores, ou 122,64% do público, e 6.825 trabalhadores da saúde, o que corresponde a 103,66%. “Em todos os grupos em que atingimos mais de 100% do público esperado na campanha, se explica pelo fato de que nem todas as pessoas que usam o SUS possuem cadastro no Sistema de Imunização. O que nos preocupa, neste momento, são os grupos onde a expectativa foi menor, como as gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariliz Broering Diener.  

Conforme o balanço das 12.388 crianças cadastradas, 9.299 ou 75% foram levadas pelos seus responsáveis para tomar a vacina. Das gestantes apenas

68,53% ou 1.646 compareceram as UBS para receberem a imunização. “Esta baixa fez com que realizássemos uma parceria com a Atenção Primária e a Secretaria de Educação para disponibilizar a vacinação em algumas escolas e mesmo assim, a procura não atingiu o que esperávamos", afirma Mariliz.

De acordo com a diretora, o trabalho agora terá como foco novas estratégias para atingir todo o público alvo. "Estamos finalizando essa Campanha, mas já pensando em estratégias para mudar esta realidade nas próximas edições, tendo em vista que a vacinação é isoladamente a estratégia em saúde pública que maior auxilia na redução da morbimortalidade infantil”, enfatiza a Mariliz ao orientar que gestantes e responsáveis por crianças de 6 meses a menores de 5 anos procurem as unidades de saúde para aplicação da vacina até esta sexta-feira (15), que corresponde ao prazo de prorrogação definido pelo Ministério da Saúde. 



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade