img

Florianópolis, 24/04/2024




GERAL

Biguaçu é pioneiro na elaboração de Plano de Gestão Ambiental

Publicado em 16/05/2018


Eduardo Pauli - DICOM PMB
Biguaçu é pioneiro na elaboração de Plano de Gestão Ambiental



Assinatura do termo de cooperação entre município, Estado e Univali aconteceu durante aula inaugural dos Guardiões Ambientais

A Prefeitura de Biguaçu, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), assinaram na tarde dessa terça-feira (15/05), o Termo de Cooperação Institucional para elaboração do Plano de Gestão Pública Ambiental. O ato aconteceu durante a aula inaugural da quarta turma de Guardiões Ambientais de Biguaçu com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do presidente do IMA, Alexandre Waltrick e do reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho.

A construção do plano se dará por meio de um convênio de cooperação e vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece 17 objetivos para as áreas econômica, social e ambiental. Biguaçu é o primeiro município a assinar o termo e se beneficiará com recursos estaduais oriundos de compensações ambientais e destinados exclusivamente para este fim.

O plano consiste no planejamento, gestão e acompanhamento por meio de fiscalização e ações que envolvam os aspectos ambientais no município desde a conservação e preservação dos ecossistemas até o combate a irregularidades. Sua elaboração por meio de cooperação, garante que o mesmo se torne uma ferramenta para os municípios e seja usado sucessivamente pelas administrações municipais.

 “Este trabalho é de suma importância. A modelação deste plano através da parceria entre o Instituto, Univali e Prefeitura vai permitir que o município esteja melhor assessorado em suas políticas públicas de meio ambiente”, comentou o presidente do IMA, Alexandre Waltick.

“Biguaçu tem uma das maiores áreas de Santa Catarina. Nosso ecossistema é lindo e precisa ser explorado e preservado. Temos uma Fundação reconhecida no Estado pelos serviços prestados e estamos orgulhosos por sermos escolhidos para ser o município piloto na elaboração do Plano de Gestão Ambiental”, comentou o prefeito Ramon Wollinger.

Acompanharam a assinatura os secretários de Governo, Karoline Wollinger; de Administração, Daniel Cesar da Luz; da Receita, João Luiz Luz; de Agricultura, Luan de Souza Pereira; de Educação, Kátia Roussenq Bichels; de Assistência Social, Marcelo dos Santos; o superintendente da Defesa Civil, Laudemir Pastorello; a superintendente da Famabi, Danubia Leal, bem como os vereadores Douglas Borba, Elson João da Silva, Fernando Duarte e Salete Orlandina Cardoso.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...