Ao Vivo

Urban Sports recebe Israel Cordova da Rádio Figueira

Renatinho Pires recebe Albeneir Pereira e Thay Valtrin no Urban Sports

Dazaranha completa 25 anos com show acústico especial com a Camerata Florianópolis

Confira a entrevista exclusiva com a dupla sertaneja Jorge e Mateus no P12 em Jurerê Internacional

img
TECNOLOGIA

SC tem primeira educação de jovens e adultos certificada pelo Google no Brasil

Publicado em 16/05/2018 - 19:17:34

SESI Escola de São José foi reconhecido pelo Google for Education nesta quarta-feira (16) pelo uso de tecnologias educacionais


Filipe Scotti
SC tem primeira educação de jovens e adultos certificada pelo Google no Brasil

Escola do SESI é a segunda entidade da FIESC a ser certificada pelo Google


Mais do que acolher estudantes que não concluíram os estudos ou capacitar pessoas com deficiência, o SESI Escola de São José vem promovendo a inserção tecnológica desses alunos. A escola é a primeira do Brasil, voltada para a educação de jovens e adultos, certificada pelo Google for Education. A entrega da certificação ocorreu nessa quarta-feira (16), na unidade do SESI de São José. Esta é a segunda entidade da FIESC a receber a distinção. O SENAI de Tubarão também foi certificado em março. 

Por meio de uma parceria firmada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação com o Google, a escola está fazendo uso das aplicações do Google for Education com os 520 alunos da educação de jovens e adultos e  inclusiva. “Estamos sendo corajosos em buscar e incorporar a inovação em nossas práticas pedagógicas. Com isso, alavancamos a educação de Santa Catarina. Temos como meta estender o uso dos aplicativos a todas as escolas de EJA do SESI no Estado”, revelou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. 

“A educação de jovens e adultos é um grande desafio para o Brasil. Então, estamos muito felizes dessa tecnologia do Google G Suíte for Education permitir que eles trabalhem quando estão na escola ou longe dela. Por exemplo, com seus smartphones, interagindo com os colegas e professores”, afirmou Alexandre Campos, executivo do Google. Para ele, as tecnologias educacionais ajudam na conclusão dos estudos. “É uma inserção social também que tem grande valor para os alunos aprenderem a aprender com a rede: que conteúdos eu tenho, como posso trabalhar em equipe, como posso construir conhecimento. Então, eles vão levar isso para a vida deles também”, afirmou.

Olivar Madeira, de 68 anos, está concluindo o ensino médio no SESI e quer cursar faculdade de Teologia. “É uma oportunidade de ouro essa que estamos tendo com o Google. Aqui a gente troca conhecimento, o professor aprimora o que já sabemos. Estou servindo de exemplo para os colegas mais novos. Hoje em dia, as oportunidades são poucas para se profissionalizar com a minha idade”, contou o estudante. 

“É importante ter professores e alunos engajados nesse processo”, destacou o vice-presidente regional da FIESC, Tito Schmitt. O papel dos educadores também foi ressaltado pelo superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira. “O Google é parceiro no sentido de gerar letramento tecnológico dos nossos docentes e alunos. No Estado, temos mais de 15 mil estudantes, é o maior número de matrículas na educação de jovens e adultos do País. É importante que a gente tenha condições de trazer para esses professores e alunos autonomia e uso apropriado dessas ferramentas digitais”, disse. “Foi aqui nesta unidade que demos os primeiros passos de uma agenda nacional de mudança do que é hoje a educação de jovens e adultos, mais resolutiva, mais definitiva, que se realiza em menos tempo e que contribua muito mais com a vida profissional desses estudantes”, completou o superintendente. 

Selo de referência Google for Education

O selo Escola de Referência Google é uma certificação criada pelo Google for Education, plataforma de serviços de educação do Google, para reconhecer as organizações de ensino que utilizam com excelência as ferramentas Google for Education e Chromebooks, desenvolvendo projetos inovadores e impactantes para educadores e alunos.

As organizações que recebem o selo passam por um processo rigoroso para assegurar que a plataforma Google for Education está sendo utilizada de forma eficiente por educadores e alunos. As Escolas de Referência Google, como contrapartida ao recebimento do selo, devem estar sempre abertas para a visita de gestores e mantenedores de outras instituições de ensino para que possam conhecer o trabalho realizado com as ferramentas G Suite for Education e Chromebooks.



Com informações de FIESC