img

Florianópolis, 18/04/2024




CULTURA

Concertos AF apresenta o multiculturalismo de Bïa em Florianópolis

Publicado em 16/05/2018


Foto Ilustrativa
Concertos AF apresenta o multiculturalismo de Bïa em Florianópolis

Teatro Pedro Ivo




Brasileira, radicada na França e no Canadá, a cantora se apresenta dia 1º de junho em Florianópolis

A Aliança Francesa de Florianópolis através do projeto Concertos AF traz à capital catarinense Bïa krieger, ou apenas Bïa, como é mundialmente conhecida, com seu show ‘Coeur Vagabond’, para única apresentação no Teatro Pedro Ivo, dia 01 de junho.

Radica na França desde a década de 80, Bïa, que nasceu em Santa Catarina em 1967, viveu de perto o período da ditadura militar e, como muitos em sua época, fugiu com a família passando sua infância entre o Chile, Peru e Portugal. Com a anistia retornaram ao Rio de Janeiro, mas logo a inquieta Bïa partiria para Paris, onde finalmente se estabeleceria e começaria sua bem-sucedida carreira musical internacional.

Com trabalhos premiados - como La Mémoire du Vent, álbum que recebeu o prêmio francês Grand Prix de l’Académie Charles Cros - com belíssimo repertório e presença marcante, Bia é talentosa em vários campos. Ela é uma guitarrista habilidosa, dança em um nível profissional, tem uma voz quente e expressiva e pode compor em vários idiomas.

“Eu acredito que cada idioma é um mundo próprio, e tem uma maneira de ver e dizer o mundo que é único. Você tem "saudade" em português, ‘privacy’ em inglês, por exemplo, que não tem equivalente em francês (...), mas há ‘art-de-vivre’ para compensar isso!”, relata a cantora.

A assinatura de Bïa, desde sua estreia, foi o encontro entre a musicalidade e poesia brasileiras e a língua francesa, que ela domina como nativa. Interpretando versões francesas de Chico Buarque, autorizadas e incentivadas por ele, a cantora cativou o público e a mídia francesa e canadense.

Coeur Vagabond

Lançado em 2006, pela Sony-BMG,  ‘Coeur Vagabond’ é um trabalho de grande beleza e originalidade composto de 6 versões brasileiras de canções francesas (de Gainsbourg, Brassens, Voulzy, etc) e 6 versões francesas de músicas de nossos grandes compositores (Chico, Caetano, Djavan, Vinícius etc), bem como uma autoral, ‘Bilíngue’, que com maestria e humor ilustra o encontro de duas culturas feitas para se amarem. Este trabalho foi premiado no Canadá (Félix du Meilleur Album Musiques du Monde 2006), levando a cantora a uma longa turnê por esse país onde acabou se radicando, sempre encontrando sucesso de crítica e público e encarnando, principalmente no Canadá francês (Québec), a cultura brasileira da qual é vista como embaixadora permanente.

Retorno

Agora Bïa volta ao Brasil para uma série de concertos e aulas-espetáculos em universidades federais (USP, UFPr, UFSC) onde abordará o encontro poético da chanson française e da MPB. E, a convite da Aliança Francesa de Florianópolis, apresentará no Teatro Pedro Ivo uma seleção de suas melhores músicas, com um espaço especial para esse encontro França-Brasil que é sua marca registrada.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade