img

Florianópolis, 16/04/2024




CULTURA

Peça de teatro Carmen chega aos palcos de Santa Catarina

Publicado em 05/04/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Peça de teatro Carmen chega aos palcos de Santa Catarina



Clássico francês ganhou versão de Nelson Baskerville e traz no elenco o ator Flávio Tolezanie a atriz Natalia Gonsales

Após temporada de estreia em São Paulo, onde passou pelo Masp e Teatro Aliança Francesa, o Ministério da Cultura e Aliança Francesa de Florianópolis trazem ao estado, nos dias 24 e 26 de abril, a aclamada adaptação teatral de “Carmen” – uma das personagens mais conhecidas mundialmente, tanto nas páginas, quanto nas telas.

Carmen surgiu em 1845, do romance de Prosper Mérimée, e já foi levada ao cinema por nomes como Charles Chaplin e Jean-Luc Godard, tornou-se uma das óperas mais populares de todos os tempos, criada pelo compositor francês Georges Bizet. Um legítimo clássico.

A peça será apresentada em duas ocasiões no Estado: em Florianópolis, no dia 24 de abril (quarta-feira) no Teatro Pedro Ivo, e em Joinville, no dia 26 de abril (sexta-feira), no Teatro Juarez Machado.

Na trama, Carmen e Dom José vivem uma trágica paixão. José narra o seu amor por Carmen e o motivo que o levou à prisão. Já ela, através da obliquidade dos olhos de seu amor, narra seu ponto de vista em relação a história.

Mas o sucesso da narrativa teve o seu preço. A figura esquiva e inconstante criada pelo autor francês foi perdendo espaço para uma “femme fatale”. Desta vez, o público conhecerá o mundo fascinante e perigoso da boêmia que se opõe às normas burguesas, sem temer a morte, fascinada pelo risco e capaz de prever o seu trágico destino. “Este projeto tem como objetivo a montagem do espetáculo, o resgate dos principais personagens criados por Mérimée para que o público volte a se intrigar e querer decifrá-los. E assim, basear-se na literatura de Prosper Mérimé também permitirá que a construção cênica explore a cultura cigana numa linguagem contemporânea”, conta Natalia Gonsales.

Ainda que seja um clássico, contado e recontado nas mais variadas formas e gêneros, a dinâmica da dramaturgia criada por Luiz Farina, a partir da obra do Mérimée, não admite apenas uma interpretação. Carmen, também como narradora, relata os acontecimentos que levaram à sua tragédia“E assim, a montagem tem como intuito não apenas encenar essa história, mas oferecer ao público elementos conflitantes e contraditórios de uma mesma realidade contados por duas pessoas com pontos de vista divergentes e que são surpreendidas pelo desejo e pela paixão”, comenta Flávio Tolezani.

Mas a pergunta recorrente que todos se fazem ao remontar a peça é: por que fazê-la? O diretor Nelson Baskerville responde: “Para mim, porque pessoas continuam morrendo por isso e precisamos recontar a história até que não sobre nenhuma gota de dor”.

Na atual encenação, que une o teatro, a dança e a música num único espetáculo, elementos clássicos como a dança flamenca, os costumes ciganos, a tauromaquia, entre outros, são ressignificados ao som de guitarras distorcidas, microfones e coreografias para que não reste dúvida de que se repetem as histórias tristes de amor e paixões destruidoras.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade