img

Florianópolis, 25/04/2024




MUNDO

Estação espacial chinesa se desintegra ao reentrar na atmosfera

Publicado em 02/04/2018


Foto Ilustrativa
Estação espacial chinesa se desintegra ao reentrar na atmosfera



A maior parte da nave se desintegrou na reentrada, devido ao elevado calor gerado pela atrito com a atmosfera durante a queda, acrescentou o órgão, citado pela agência oficial de notícias Xinhua

A estação espacial chinesa Tiangong-1 fez a reentrada na atmosfera na região central do Pacífico Sul, por volta da 0h15 desta segunda-feira, (21h15 de domingo em Brasília), de acordo com o anúncio do Escritório de Voos Espaciais Tripulados (CMSEO, na sigla em inglês). 

As informações sobre a área e o tempo da reentrada variaram muito nas últimas horas, pois a estação espacial estava fora de controle e todas as estimativas eram aproximadas. O acompanhamento das agências espaciais de todo o mundo foi feito por radar.

O CMSEO já tinha adiantado de que eram mínimas as possibilidades de que algum fragmento não desintegrado caísse em área habitada e causasse danos ou vítimas. O Tiangong-1 (palácio celestial), que tinha dez metros de comprimento e pesava 8,5 toneladas, foi colocado em órbita em setembro de 2011.

Após ser visitado por seis astronautas em duas missões espaciais chinesas, em 2012 e 2013, realizou tarefas de pesquisa até ficar fora de serviço em 2016. A estação espacial soviética-russa Mir, que caiu e se desintegrou em 2001, pesava 140 toneladas, enquanto a estação americana Skylab (que caiu em 1979) pesava cerca de 80 toneladas. A Estação Espacial Internacional pesa cerca de 420 toneladas.

A China lançou em setembro de 2016 a nova estação espacial, o Tiangong-2, que fez entre outubro e novembro, a primeira missão tripulada com dois astronautas. O gigante asiático deve começar no próximo ano a construção de uma estação espacial composta por vários módulos, cuja conclusão está prevista para 2022.



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade