img

Florianópolis, 24/04/2024




REGIONAL

Governo do Estado trabalha para liberar primeiro trecho do novo acesso ao aeroporto e Sul da Ilha

Publicado em 27/03/2018


Júlio Cancelier/Sec. Infraestrutura
Governo do Estado trabalha para liberar primeiro trecho do novo acesso ao aeroporto e Sul da Ilha



Com 96% da obra executada, o Governo do Estado pretende liberar em breve o primeiro trecho do acesso ao Sul da Ilha, que vai do Rio Fazendinha à entrada do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis.

Para concluir este trecho, faltam pintura das pistas, sinalização e acabamentos. Além de melhorar a mobilidade na região, a abertura do acesso vai facilitar o transporte de materiais para a construção do novo terminal do aeroporto.

Em visita às obras nesta segunda-feira, 26, o secretário de Estado da Infraestrutura, Paulo França, e o engenheiro do Deinfra responsável pela obra, Cléo Quaresma, constataram que as duas pistas, acostamento, ciclovia, interseções e os passeios estão praticamente concluídos no chamado lote 02-A (acesso ao novo aeroporto).

O eixo principal deste lote é de 3,78 quilômetros. No momento, estão em execução os serviços de drenagem e obras complementares. A capa asfáltica está concluída em todo o trecho implantado.

Lote 01-A

Com relação ao chamado lote 01-A, que começa na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada), o secretário avalia que a obra também avança no que se refere à pavimentação, ciclovias, calçadas e sinalização, mas falta desapropriar alguns terrenos.

O lote 01-A está em plena execução: 90,10% da terraplenagem e 88,40% da pavimentação. Entre a nova ponte do Rio Tavares até a intercessão de acesso ao Bairro Carianos, já foram concluídos os serviços referente à primeira camada de capa asfáltica. No momento, estão em execução os serviços de drenagem e as obras complementares.

As obras complementares neste trecho também estão dentro do cronograma previsto, com a restauração e prolongamento da ponte existente sobre o Rio Tavares. Foram cravadas 34 estacas metálicas das 38 previstas e colocados os blocos e apoios centrais. Neste mês de março, 51% desta obra está concluída.

Também neste trecho, está sendo construído o Viaduto de Carianos, obra iniciada em janeiro de 2015, a um custo de R$ 4.928.124,17. Estão em execução os serviços de cravação de estacas, vigas longarinas, pré-lages e blocos de fundação. De acordo com as últimas medições, a obra está com mais de 67% do cronograma executado.

Lote 01-B

O desafio final para a entrega completa da obra é o chamado Lote 01-B, que liga os dois trechos atualmente em execução, do Viaduto Carianos até o Rio Fazendinha. A obra está sendo licitada depois de receber a licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

As obras de implantação, pavimentação e duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz tiveram início em 13 de agosto de 2015. Essencial para a operação do novo terminal, a sua conclusão irá beneficiar todo o Sul da Ilha, configurando uma nova via de acesso. “É uma conquista coletiva porque é uma obra vital para o Sul da Ilha de Santa Catarina e também para quem chega e sai de Santa Catarina, com um novo terminal mais confortável”, salientou o governador Eduardo Pinho Moreira.

“Estima-se que até 60% do tráfego do Sul da Ilha irá utilizar este novo acesso, desafogando vias atualmente congestionadas, o que irá resultar em melhoria para a mobilidade urbana e condições para ampliação do turismo”, acrescentou o secretário Paulo França.

Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Infraestrutura recebe para uma reunião, às 14h, no auditório do Deinfra, os representantes da Anac, ICMBio e do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, com o objetivo de apresentar os trabalhos que estão sendo executados pelo governo catarinense. Também participa da reunião a Zurique Airport. A seguir, a comitiva fará uma vistoria às obras de construção do novo acesso.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade