img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Cabeça Oca completa 20 anos com exposição comemorativa em Florianópolis

Publicado em 27/02/2018


Rafaela Martins/Divulgação
Cabeça Oca completa 20 anos com exposição comemorativa em Florianópolis



Para celebrar os 20 anos da formação da Oficina Independente de Arte Cabeça Oca, os integrantes Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto, apresentam a exposição comemorativa 20 Anos Cabeça Oca.

A mostra do grupo formado em dezembro de 1997 em Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina, apresenta no Espaço Cultural do BRDE, em Florianópolis, uma retrospectiva das duas décadas que marcaram a história do Cabeça Oca.

A proposta descompromissada e inovadora de mostrar a arte conferiu aos artistas respeito e popularidade. Em abril de 1998, quando estruturaram o  Cabeça Oca como um grupo de arte,  e conquistavam mais espaços e admiradores, foram presenteados pelo poeta e crítico de arte internacional, o catarinense Lindolf Bell, com um poema exclusivo, Cabeça Oca.

Com o aval de Bell o Cabeça Oca seguiu alcançando voos maiores. Além das ações e exposições que marcaram época em Concórdia, o Grupo participou de exposições em diversas cidades catarinenses e também em Milão, na Itália.  A convite do Instituto Brasil Itália (IBRIT), os três apresentaram, em novembro de 2000, trabalhos no Consulado Brasil na cidade italiana.

O processo criativo do grupo chama atenção, pois é diferente dos artistas que pintam sozinhos. Apesar de cada um ter estilos, técnicas e experiências completamente diferentes, a sintonia na hora de pintar é única.  É que os três pintam juntos a mesma tela, num trabalho perfeito a seis mãos.

Nesta retrospectiva o trio optou por apresentar duas, das grandes séries que fazem parte da história do Cabeça, as séries “Símbolos” e “Imagens do Contestado”. Na Série Imagens do Contestado, apresentada em 2001 e que contou com mais de seis meses de pesquisa, os artistas apresentaram um dos conflitos que marcou a história da região Meio-Oeste de Santa Catarina.

A Símbolos, desenvolvida em 2002, apresenta uma visão contemporânea da suinocultura e da avicultura e o seu impacto no dia a dia da região Oeste de Santa Catarina. É um contemplar bem-humorado, colorido e divertido dos porquinhos e frangos que conferem a Concórdia posição de destaque na produção de alimentos para o mundo. Algumas telas vão poder ser conferidas nesta retrospectiva.

Na exposição os visitantes vão poder conhecer um pouco mais da história do grupo que tem um legado gigante para a cultura catarinense, através de uma linha do tempo que apresenta todas as exposições que o Cabeça participou ao longo da carreira e também em um vídeo produzido especialmente para a mostra.

A Exposição 20 anos Cabeça Oca será aberta às 19h do dia 6 de março e poderá ser visitada até o dia 29 de março, gratuitamente, das 9h às 19h, no Espaço Cultural do BRDE, em Florianópolis.  

Serviço: Exposição 20 Anos Cabeça Oca

Abertura: 6 de março de 2018

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural BRDE - Governador Celso Ramos  – Rua Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis/SC

Visitação gratuita de 7 a 29 de março de 2018 – das 9h às 19h.


Cabeça Oca
Cabeça Oca completa 20 anos com exposição comemorativa em Florianópolis










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade