img

Florianópolis, 18/04/2024




GERAL

Defesa Civil de Santa Catarina realiza o II Seminário Internacional em Florianópolis

Publicado em 22/02/2018


Miriam Zomer/Agência AL
Defesa Civil de Santa Catarina realiza o II Seminário Internacional em Florianópolis



Com mais de 50 palestras, o evento em março na capital, marca os dez anos da maior tragédia ocorrida no Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina realiza nos dias 13 e 14 de março no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha, o II Seminário Internacional de Proteção e DefesaCivil. Aberto ao público, que poderá se inscrever nas mais de 50 palestras nacionais e internacionais da programação, ideia do SIPDC 2018 é aumentar o senso de percepcão de risco da sociedade brasileira e debater sobre a importância das políticas públicas na redução de riscos de desastres. O Seminário vai destacar também os projetos realizados para aumentar a resiliência do povo catarinense perante ao maior evento severo ocorrido no Estado, que completa 10 anos em 2018.

Durante os dois dias, palestrantes renomados de diversos países do mundo estarão na capital para alertar e discutir temáticas, como monitoramento e alerta prévio – experiências aprendidas, planejamento urbano, mapeamentos de risco e segurança pública. Autoridades, professores, estudantes, empresários e toda a comunidade estão sendo esperados no seminário, que irá apresentar estudos de caso e situações de êxito em defesas municipais do país e analisar relações entre opções de desenvolvimento e sustentabilidade.

No line up, estão confirmados palestrantes como o mestre em Engenharia do Ambiente, Pedro Miguel Teiga, de Portugal, para falar sobre a temática “Abordagem integrada para gerenciamento de desastres na região montanhosa com ênfase no fluxo de detritos”, além de autoridades catarinenses e outros grandes nomes brasileiros e de países, como Argentina, Suiça, Costa Rica e Estados Unidos.

Paralelo ao SPIDC, através de uma comissão especializada, a Defesa Civil estará recebendo trabalhos relacionados ao tema de estudantes e professores, que após o processo de avaliação, poderão ser transformados em artigos e publicados na Revista Gestão e Sustentabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Em dois formatos, expandido ou simples, os resumos devem ser enviados até 23 de fevereiro através do site do evento. O anúncio será feito durante o seminário.

De forma gratuita, as inscrições podem ser feitas através do site. Ainda no portal do SIPDC, podem ser feitas as confirmações para outros dois eventos, no dia 12 de março, que estreiam na cidade: o I Congregsul - Congresso Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação em Redução do Risco de Desastres; e o I Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; ambos com palestras e mesas redondas da Unisul da Pedra Branca, em Palhoça. 

O encerramento do evento será realizado na manhã do dia 15 de março para a cerimônia de inauguração do Cigerd – Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, que irá unificar o serviço da Defesa Civil no Estado em torno do monitoramento de fenômenos meteorológicos em todo o território catarinense. Com a integração dos setores na sede em Capoeiras, na área continental da cidade, o governo quer prestar informações mais ágeis de qualidade ao cidadão perante às condições climáticas.

O SPIDC é uma realização da Defesa Civil de Santa Catarina com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Federal Catarinense (IFC), Lab-Red, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Revista Gestão & Sustentabilidade, e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Risco de Desastres (APB-RRD).

Fonte: Assessoria de Imprensa









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade