img

Florianópolis, 23/04/2024




CULTURA

Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 17 e 18 de março em Florianópolis

Publicado em 19/02/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 17 e 18 de março em Florianópolis

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.




A Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte.

Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos celebra em 2018 sua 252ª edição. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. A edição deste ano acontecerá nos dias 17 e 18 de março, mas a programação completa das celebrações tem início já no dia 11 de março.

Há 252 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha às ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006. Está em processo de ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), todo registro fotográfico e documental já foi realizado durante os anos de 2014, 2015 e 2016 e agora tramita em questões burocráticas. A expectativa da Irmandade do Senhor dos Passos era que a certificação sairia antes do evento deste ano, porém até o momento não existem informações sobre o registro. O IPHAN, procurado, informou que não comenta sobre o andamento do processo.

Segundo levantamentos históricos, a Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, e que enche de orgulho os fiéis de Santa Catarina. Esse é o principal motivo de tanta dedicação e fé, para todos os membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

Um dos grandes desafios para edição deste ano é atrair ainda mais jovens para o evento, para que se possa manter viva a história e a Procissão.

Programação da Procissão Senhor dos Passos 2018:

DOMINGO | 11/03

08h - Missa na Capela Menino Deus da Investidura de Novas(os) Irmãs e Irmãos.

 

QUARTA-FEIRA | 14/03

19h30 -  Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus.

 

QUINTA-FEIRA | 15/03

A partir das 6h30 – Tradicional Lavação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos na Capela Menino Deus.

 

09h - Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos na Capela Menino Deus.

 

19h30 - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus.

 

SEXTA | 16/03

19h30 - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus

DIA 17/03 - SÁBADO

 

DIA 18/03 - DOMINGO

SÁBADO | 17/03

07h30 - Procissão do carregador: No sábado da quinta semana da Quaresma, após a celebração da missa às sete horas da manhã, acontece a Procissão do Carregador. Começa com a mudança das alfaias, que compreendem vários objetos utilizados na Procissão como castiçais, mesas, suportes, escadinha da Verônica, baús e crucifixos, da Capela do Menino Deus para a Catedral.

 

18h - Missa na Capela Menino Deus em honra do Senhor Jesus dos Passos

 

20h - Transladação das imagens: as imagens são levadas no sábado à noite para a Catedral, onde ficam até à tarde de domingo, quando ocorre a cerimônia da Procissão.

Animador: Pe Márcio Alexandre Vignoli

 

DOMINGO | 18/03

9h30 - Missa na Catedral Metropolitana com a participação do Senhor Jesus dos Passos

Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis

Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jonck, SCJ.

 

16h - Procissão do Senhor Jesus dos Passos: representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Contagia todo o povo católico do mundo, a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, passagem que se revive durante a Semana Santa, segundo o Calendário Litúrgico da Igreja Católica.

Pregador: Dom Orlando Brandes.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade