img

Florianópolis, 20/04/2024




CULTURA

Festa do Divino Espírito Santo recebe registro de patrimônio imaterial

Publicado em 09/02/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Festa do Divino Espírito Santo recebe registro de patrimônio imaterial



O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, entregou oficialmente no dia 8 de fevereiro o Certificado de Registro da Festa do Divino Espírito Santo, reconhecendo a manifestação como patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina.

Com 244 anos de existência, a Festa do Divino da IDES soma-se à outra importante e histórica manifestação religiosa, A Procissão do Nosso Senhor dos Passos, no registro de patrimônio cultural imaterial do Estado. A Diretoria de Preservação do Patrimônio Histórico da FCC analisa outros processos de registro, como a pesca da tainha com auxílio de golfinhos em Laguna, o Cacumbi de Araquari e o queijo serrano de Lages. “Trata-se de um esforço pelo reconhecimento não só do patrimônio material, que hoje chegamos a 351 bens tombados, mas também do imaterial, a partir do registro destas fundamentais manifestações da nossa cultura e história”, explica o presidente da FCC.

A concessão do registro foi precedida pela aprovação, pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), do parecer da FCC que ressalta o “profundo embasamento originário de uma pesquisa histórica, mostrando que a Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis foi criada em 1773 e reflete as tradições da cultura dos povoadores açorianos da Ilha de Santa Catarina”. Além disso, é destacado que “a manifestação ocorre não apenas em Florianópolis, mas também em dezenas de outros municípios catarinenses, expondo seu caráter relevante para a cultura de nosso Estado”. “Assim, a FCC, o Conselho e o Governo do Estado, manifestam sua profunda atenção a essa manifestação que atravessou dois séculos por meio da Irmandade do Divino Espírito Santo e que transcende a questão religiosa, valorizando suas ações culturais, filantrópicas e sociais”, disse Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Reconhecimento da FCC, do CEC e do Governo da importância das festividades da Irmandade do Divino Espírito Santo e sua indiscutível tradição histórica que envolve a comunidade há mais de 200 anos. Elas celebram ao longo destes séculos a tradição da matriz portuguesa e se perpetua não só em Florianópolis mas em todo litoral catarinense. Por isso entendemos ser de extrema importância o reconhecimento, pela FCC, CEC e Governo do Estado, deste patrimônio imaterial catarinense e que consolida também a todas as ações, não só de cunho religioso, mas também filantrópico e social que a Irmandade do Espírito Santo dedica à cidade.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade