img

Florianópolis, 25/04/2024




TURISMO

Veja dicas para morar em Portugal legalmente

Publicado em 23/01/2018


Veja dicas para morar em Portugal legalmente



Portugal é um dos destinos mais procurados por brasileiros que buscam realizar o sonho da mudança internacional, para fixar residência na Europa.

Seja pela ligação histórica ou pela facilidade com o idioma, morar em Portugal é o desejo de muitas pessoas e colocar esse plano em prática não é tão simples quanto comprar uma passagem de avião, arrumar as malas e partir.

A realidade é preciso se organizar e planejar muito para realizar uma mudança para o exterior, especialmente para países que, como Portugal, exigem o visto. Atualmente existem algumas maneiras de se conseguir o visto/cidadania para realizar a tão sonhada mudança para Portugal, são elas:

  1. Visto de residência: O visto de residência, que se destina a aposentados ou titulares de rendimentos no Brasil, e ainda empreendedores. Os chamados D2 ou D7.

  2. Visto para estudantes: Há também o visto para estudos, que é destinado àqueles que desejam morar em Portugal para cursar a graduação, mestrado ou doutorado.

  3. Visto para trabalhar: O visto de trabalho, para exercício de atividade de investigação ou que seja altamente qualificada.

  4. Solicitando a cidadania: Pouco tempo atrás, uma alteração nas leis passou a permitir que netos de portugueses solicitem a cidadania diretamente. Filhos de portugueses, cônjuges ou que vivam em uma união de fato há mais de 3 anos com um português também têm esse direito, assim como estrangeiros que vivam legalmente no país há 6 anos ou mais.

  5. Visto Gold: O visto Gold se trata de uma autorização de residência para atividade de investimentos no País. Vale mencionar que a autorização de residência tem um prazo de validade inicial de um ano. Essa autorização pode ser renovada por prazos de dois anos e após um período de seis anos ininterruptos como residente em Portugal, a família está apta a adquirir a cidadania Portuguesa por causa do tempo de permanência legal no país. Isso quer dizer que aqueles que têm a intenção de pleitear a nacionalidade portuguesa não podem se ausentar do país de forma alguma, porque, se o fizerem, terão de começar tudo do zero novamente.

Cada tipo de visto requer documentação comprobatórias específicas para a sua obtenção. Por conta disso, o mais aconselhado é buscar no site do consulado mais próximo, quais são as especificações para o tipo de visto que você deseja solicitar. Alguns documentos, porém, são comuns à todos os tipos de visto, e se você está planejando iniciar o processo de obtenção de visto para realizar sua mudança internacional para Portugal, pode começar por eles:

- Formulários, autorizações e declarações próprias para o tipo de visto a ser solicitado

Fotos 3×4

- Passaporte – original e fotocópia (o passaporte tem que ter validade de no mínimo três meses a mais do que a validade do visto)

- RG – original e fotocópia

- Comprovante de residência

- Certidão de antecedentes criminais, emitida pela Policia Federal (a certidão, quando emitida pela internet, deverá ser apostilada)

- Seguro de saúde internacional particular ou PB4, caso seja beneficiário do INSS

- Comprovante de alojamento em Portugal ou termo de responsabilidade de residente em Portugal

- Comprovação de que possui meios de subsistência compatíveis com o tempo que pretende permanecer em Portugal.

Com toda a documentação reunida, é a hora de solicitar o seu visto junto ao consulado Português. O prazo para a retirada do documento não é possível de ser estimado, pois depende muito do tipo de visto e varia bastante de órgão para órgão. Tendo em vista a alta demanda de brasileiros em busca de vistos, os Consulados de Portugal no Brasil estão sobrecarregados e os prazos podem ser ainda mais prejudicados quando a demanda está alta.

Se você tiver urgência, a solução mais rápida para agilizar o processo é a contratação de uma assessoria migratória para conduzir o pedido diretamente em Portugal, sendo necessário ao requerente apenas comparecer ao Consulado para retirar o visto.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade