Ao Vivo

Campeonato Regional de Futsal da Grande Florianópolis - 09 de junho de 2018



Valdeci Motta entrevista Nei Garcia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Confira a entrevista com os diretores do musical Aladdin, o Musical

Cognópolis deverá ser criado em Florianópolis com ajuda de voluntários da Conscienciologia

Entrevista com Marcelo Repetto diretor regional da Claro Brasil

Especialistas explicam sobre criptomoedas e blockchain em Florianópolis

img
GERAL

Sol volta aparecer na Grande Florianópolis mas segue o alerta de deslizamentos

Publicado em 12/01/2018 - 10:36:56

A partir desta sexta-feira, 12, o sol volta a aparecer em Santa Catarina. A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica sol com mais nuvens no Litoral. Fim de semana com sol entre nuvens, calor e pancadas de verão.


Fátima Bernardi
Sol volta aparecer na Grande Florianópolis mas segue o alerta de deslizamentos

Por: Paulo Luis Cordeiro

 À tarde e noite, pancadas isoladas de chuva típicas de verão, especialmente no Litoral e áreas próximas. A temperatura estará em elevação, mais alta no Oeste. O vento sopra de noroeste com variação para sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Para o sábado e domingo, a previsão é de sol com algumas nuvens e pancadas de chuva de verão entre a tarde e noite. A temperatura estará alta em todo Estado.

Mesmo com a previsão de sol, a Defesa Civil mantém o alerta para o risco de deslizamentos de encostas, já que foi grande o volume de chuva nos últimos dias. “O solo ainda está muito encharcado. Com a permanência do tempo mais seco é que vamos extinguindo este alerta. Pedimos para que a população fique atenta a qualquer situação que represente perigo, principalmente as que residem em áreas de risco e qualquer problema entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, informou o secretário-adjunto da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza.

Registro das chuvas

Devido às chuvas que atingiram o Estado 21 municípios registraram ocorrências, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 7h desta sexta-feira, 12.

As ocorrências como alagamento e deslizamentos de terra foram registrados nos municípios de Lauro Muller, na região da Serra do Rio do Rastro, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Tijucas, Palhoça e Canoinhas. Os dados da Defesa Civil apontam 1.710 desalojados, 155 desabrigados, 3.751 afetados, 937 residências atingidas, dois mortos, um ferido e dois desaparecidos.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Devido aos altos volumes de chuva registrados em Santa Catarina a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população e os serviços de saúde para a possibilidade de aumento de agravos, como leptospirose e acidentes com animais peçonhentos. 

Outras doenças frequentes em decorrência de enchentes e alagamentos são as de transmissão respiratórias, principalmente em função da permanência temporária em alojamentos e abrigos, com uma grande quantidade de pessoas convivendo em um mesmo espaço. Podemos citar como exemplos: influenza, meningites, difteria, coqueluche, varicela, tuberculose ou outras. E, ainda, as de transmissão hídrica e alimentar (DTHA), em virtude da contaminação da água das redes públicas de abastecimento. 

Como fica o tempo final de semana

Sexta-feira (12/01):
Tempo
: as nuvens diminuem e o sol aparece em todo o Estado no decorrer do dia. No período da tarde e noite há condição de pancadas de chuva com trovoadas típicas de verão, especialmente no Litoral e áreas próximas. A chuva ocorre de forma isolada e com volumes menos significativos.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: noroeste com variação para sul, fraco com rajadas no Litoral.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral de SC.

Sábado e domingo (13 e 14/01):
Tempo: 
sol com algumas nuvens e pancadas de chuva isolada à tarde e noite, típicas de verão.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: noroeste/nordeste com variação para sudeste no sábado, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar quente em SC, favorecendo convecção a partir da tarde.


Beatriz Momm
Sol volta aparecer na Grande Florianópolis mas segue o alerta de deslizamentos



Beatriz Momm
Sol volta aparecer na Grande Florianópolis mas segue o alerta de deslizamentos




Com informações de PMF/ASCOM