img

Florianópolis, 20/04/2024




TURISMO

Dez aeroportos e quatro companhias aéreas do Brasil estão entre os mais pontuais do mundo

Publicado em 10/01/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Dez aeroportos e quatro companhias aéreas do Brasil estão entre os mais pontuais do mundo



Relatório anual da consultoria britânica OAG, especializada em inteligência no mercado de aviação, mostra que a Azul está entre as 20 mais pontuais do mundo e os terminais de Confins e Afonso Pena têm as melhores notas entre os aeroportos. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, não faz parte desta lista.

Dez aeroportos e as quatro companhias aéreas do Brasil estão na lista dos mais pontuais do mundo, de acordo com o relatório anual da consultoria britânica OAG, que avaliou 57 milhões de voos e as 250 companhias aéreas que mais voaram em 2017. A Azul ficou em 12º lugar, com 84,14% de pontualidade, entre as 20 melhores companhias do mundo. E os aeroportos de Confins, em Minas Gerais, e Afonso Pena (PR) são os dois mais pontuais do país.

O critério da OAG para classificar o voo como "pontual" é decolar ou pousar com atraso abaixo de 15 minutos, incluindo os voos cancelados que reduzem a pontualidade da empresa ou aeroporto. Além disso, a consultoria avaliou as 20 maiores rotas globais (domésticas e internacionais). A ponte aérea Congonhas–Santos Dumont foi considerada a 5ª rota doméstica mais movimentada do mundo.

No caso dos aeroportos, Curitiba (PR), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) estão entre os 20 mais pontuais do mundo na categoria “pequenos aeroportos”, que considera a oferta de 2,5 milhões a 5 milhões de assentos nos voos por ano. O terminal curitibano teve a melhor classificação entre os brasileiros, 14º lugar, com 84,65% de pontualidade. Recife ficou em 17º (83,61%) e Porto Alegre em 20º (83,45%).

Já o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), teve a melhor nota de pontualidade entre os terminais do país avaliados pela OAG, com 84,96% de pontualidade. O resultado garantiu o 4º lugar para o terminal na categoria "aeroportos médios". Na mesma categoria também foram classificados os aeroportos de Santos Dumont (7º) e Viracopos (12º), com 84,33% e 83,14% de pontualidade, respectivamente.

Na categoria de "grandes aeroportos", Brasília ficou em 4º lugar, com 84,58% dos voos (chegada e partida) operados com até 15 minutos de atraso. Galeão e Congonhas compõem a lista dos 20 mais pontuais do mundo na classificação entre 10 a 20 milhões de assentos nos voos por ano. Guarulhos, por sua vez, ficou em 11º lugar na categoria “mega aeroportos” (entre 20 a 30 milhões), com 79,70% de pontualidade.

EMPRESAS AÉREAS – Entre as 20 melhores companhias aéreas do mundo, segundo a classificação da OAG, a Azul obteve o melhor resultado entre as companhias nacionais, 12º lugar, com 84,14% de pontualidade.

Além disso, o anuário da consultoria britânica também classificou as melhores empresas áreas em três categorias: operadores aéreos, mega companhias aéreas e operadoras de baixo custo. Entre as mega companhias aéreas do mundo aparece o grupo Latam, sendo a 8ª colocada e única empresa da América do Sul, com 79,39% de pontualidade.

Na categoria “operadoras aéreas”, a Avianca ficou em 16º lugar, com 81,44%. Para ser classificada nesse segmento, a empresa aérea deve estar entre as 250 melhores do mundo em termos de assentos-quilômetros ofertados (ASKs), e deve ter operado mais de 30.000 vôos programados em 2017.

No segmento das empresas de baixo custo, a Azul foi a 5ª colocada, e a GOL ficou com a 8ª posição, com 81,73%. Nessa seleção, o relatório inclui também as 250 melhores companhias em termos de ASKs e que operaram pelo menos 30 mil vôos programados em 2017.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade