img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Relatório de balneabilidade aponta melhoria nas condições das praias de Florianópolis

Publicado em 09/01/2018


Relatório de balneabilidade aponta melhoria nas condições das praias de Florianópolis



A nova análise de balneabilidade da Fatma no Norte da Ilha comprova o que a própria Fatma e a Prefeitura de Florianópolis vinham falando na semana passada: a coleta antes da chuva contribuiu significativamente para a piora nas praias de Jurerê, Canasvierias e Ingleses.

Prova disso é que dos 14 pontos analisados, todos estavam impróprios. Já a nova coleta aponta para 5 impróprios dos 14. E mesmo para os que permanecem impróprios, conforme exemplo em anexo, houve uma diminuição muito grande do número de coliformes fecais nas amostras. Esta de Canasvieiras, por exemplo, que estava com 24 mil, apareceu com 2,7 mil por 100ml. Ou seja, uma redução de quase 10x.

A Prefeitura também esclarece que a chuva não é a única causadora de poluição, apenas pode contribuir para resultados diferentes pontualmente. A principal causa de poluição permanece sendo as ligações clandestinas de esgoto, na qual o município está reforçando significativamente.

A chuva que caiu na última semana de 2017 foi a principal razão para o número do aumento de pontos impróprios para banho no litoral catarinense. Na capital, dos 75 pontos avaliados, 35 (46,7%) estavam próprios para banho. No restante do litoral, 94 (67,1%) dois locais analisados estão aptos para os banhistas. Em relação ao relatório passado, 41 pontos em toda a costa de Santa Catarina passaram a ser impróprios e apenas dois mudaram para próprios.

A Fatma informa que conforme as análises dos pontos nas praias são feitas, os resultados são cadastrados diretamente no sistema, que atualiza automaticamente os dados das condições das praias no www.fatma.sc.gov.br e no aplicativo Praias SC. Nesta terça-feira, 9, já constam os resultados do Norte da Ilha de Santa Catarina. Dos oito pontos monitorados em Canasvieiras, quatro estão próprios.

Em Ingleses, dos sete pontos analisados, três estão próprios. Em Jurerê, dos quatro pontos monitorados, três estão próprios. Em Jurerê Internacional, os dois pontos estão próprios.O relatório total da balneabilidade no Estado é divulgado apenas nas sextas-feiras, com os números gerais. Em caso de chuva, como as ocorridas nas últimas horas no Estado, a Fatma indica que os banhistas evitem banhos de mar em saídas de rios e canais pluviais.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade