img

Florianópolis, 16/04/2024




GERAL

Problemas na hora de pedir um empréstimo? Veja como solucionar!

Publicado em 14/12/2017


Foto Ilustrativa
Problemas na hora de pedir um empréstimo? Veja como solucionar!



Com passos simples, você pode melhorar sensivelmente sua imagem no mercado financeiro

Quando precisa de dinheiro, seja para pagar dívidas ou fazer um investimento, logo recorremos ao empréstimo, certo? No entanto, dessa vez, ao fazer o pedido a uma instituição financeira, ele foi recusado. O sentimento de frustração é enorme e fica a dúvida no ar: o que fazer?

Um pedido de crédito recusado pode ser um alerta sobre suas finanças, o que pode levar você a tomar caminhos diferentes no futuro. São vários os motivos pelos quais uma instituição financeira possa recusar um empréstimo, seja ele consignado, pessoal ou um financiamento. Entre as razões podem estar nome sujo no SPC ou Serasa, histórico de pagamento negativo, valor alto do pedido e até mesmo a situação financeira do país. No entanto, maioria desses itens pode se resumir em uma só questão: o score de crédito.

O que é score de crédito?

Para não criar confusão com o termo extremamente técnico, vamos explicar detalhadamente o que ele significa. Score, em inglês, significa placar ou contagem de pontos. Portanto, o score de crédito é a pontuação que você conquista ao longo da sua vida como consumidor. Esses pontos vão lhe ajudar a conseguir crédito na hora de pedir um empréstimo, um financiamento, ou até mesmo parcelar uma compra. O score serve para sinalizar ao mercado as chances que existem de o consumidor honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses.

Mas como isso acontece? Os bancos, as lojas e qualquer empresa que venda produtos usando crediário podem consultar o score de crédito. Dependendo da sua pontuação e das regras da empresa, você pode ter mais facilidade na obtenção do sonhado empréstimo ou financiamento. O seu score é obtido através da análise de uma combinação de fatores. Os pontos vão de 0 a 1.000. Quanto mais alto o número, melhor é a pontuação. Entenda o que faz a sua avaliação ser maior ou menor:

  • Pagamentos de contas em dia

  • Histórico de dívidas negativadas

  • Relacionamento financeiro com empresas

  • Dados cadastrais atualizados

Como melhorar a minha pontuação?

Você pode consultar seu score de crédito no próprio site do Serasa. Se ao verificar, descobriu que sua pontuação é baixa, isso não é motivo para desespero. Com algumas pequenas mudanças nos seus hábitos financeiros, a sua avaliação do mercado pode melhorar rapidamente. Confira:

  • Contas em dia

Contas. Elas costumam ser o calcanhar de Aquiles dos brasileiros, principalmente em momentos de crise e de alto desemprego como vivemos atualmente. Mas é fundamental pagar seus boletos dentro do vencimento. Esse talvez seja o fator mais importante para elevar o seu score de crédito. Caso tenha dificuldades para quitar os cartões de crédito, quando não puder pagar o valor integral da fatura, pague pelo menos parte dela dentro do vencimento.

  • Dívidas quitadas já, mesmo as mais antigas

É verdade que após cinco anos não é permitido manter a negativação de uma dívida. No entanto, essa dívida estará sempre lá manchando o seu “currículo”. Ao analisar a sua pontuação, a instituição financeira pode enxergar se uma dívida foi retirada do Serasa porque o tempo passou ou porque você a quitou. Mesmo que ela não apresente mais riscos de levar seu nome ao SPC ou Serasa, é importante para seu histórico que ela seja paga.

  • Conta em mais de um banco

É interessante ter conta em mais de um banco. Assim, se tudo correr bem na sua vida financeira, você estará alimentando um bom relacionamento com as duas e, com isso, aumentando a sua pontuação. É importante ressaltar que cada instituição possui suas particularidades na hora de calcular o score de crédito.

  • Produtos do banco

Usar produtos do banco podem ajudar você melhorar a sua pontuação. Investimentos, cartões de crédito e cheque especial são algumas das opções que, quanto mais acumulados ao longo do tempo, melhor será a sua imagem perante às instituições financeiras.

  • Compras no crédito

A capacidade de acumular dívidas e, obviamente, pagá-las em dia, é um dos pontos que mais influenciam positivamente no seu score de crédito. Aqueles que compram frequentemente no débito ou em dinheiro não terão alterações em suas pontuações.

Sigas as dicas e consiga o sonhado empréstimo

Seguindo esses passos básicos, suas chances de conseguir crédito para um empréstimo consignado, pessoal ou até mesmo um financiamento aumentam consideravelmente, inclusive nas melhores instituições financeiras do país, como ao site MoneyMan, por exemplo. Com pequenas dicas, você terá um histórico de bom pagador, mais dinheiro na mão e muito menos preocupações na vida.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade