img

Florianópolis, 25/04/2024




REGIONAL

Programa capacita produtor e qualifica cadeia do leite em Santa Catarina

Publicado em 27/11/2017


Junior Duarte
Programa capacita produtor e qualifica cadeia do leite em Santa Catarina



Com a participação de mais de 1.400 produtores rurais, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) ? com apoio do Ministério da Agricultura ? promoveram em Chapecó, nesta semana, Seminário do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na Bovinocultura de Leite.

Sob a coordenação do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, o evento foi prestigiado pelo diretor geral da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do SENAR nacional Daniel Kluppel Carrara, pelas entidades parceiras do Sistema Faesc/Senar, autoridades e parlamentares federais e estaduais.

Pedrozo destacou os efeitos do Programa AteG Bovinocultura de Corte e observou que Santa Catarina, pelas suas excepcionais condições sanitárias, de clima, sol e solos, pode produzir para o mercado internacional. Informou que o Japão autorizou a entrada de leite brasileiro, situação que pode beneficiar os produtores e a indústria barriga-verde. Fez um apelo para que as indústrias promovam esforços de venda para atingir o mercado nipônico.

O economista Antônio da Luz abordou as tendências e perspectivas da economia brasileira. O palestrante é mestre em economia e economista-chefe do Sistema FARSUL (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul). Apontou que a demanda mundial de alimentos crescerá de forma acelerada e que o Brasil precisa aumentar sua presença mundial.

A Ásia é o continente com maior potencial de crescimento e o que encerra o maior desafio – é o mercado geograficamente mais distante para o Brasil. Na segunda palestra, o engenheiro agrônomo e diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint Marcelo Pereira de Carvalho focalizou a situação atual e as tendências para o mercado do leite em Santa Catarina e no Brasil.

Apresentou estudos indicando que o aumento da renda média do brasileiro impacta diretamente no consumo de lácteos. Expôs o desempenho de cada produto lácteo no mercado e os fatores que determinaram, nos últimos meses, a redução dos preços. O professor da Universidade Federal do Paraná José Roberto Canziani discorreu sobre o Conselho Paritário Produtor/Indústria do Estado de Santa Catarina (Conseleite) criado em 2007 pela Faesc e pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de SC (SINDILEITE).

O Conseleite apura, calcula e divulga mensalmente os preços de referência para o leite, balizando o relacionamento entre os produtores rurais e os laticínios. Ao final, o coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial na Bovinocultura de Leite Olices Osmar Santini destacou o apoio das cooperativas e das agroindústrias. Também participaram do Seminário o deputado federal Valdir Colatto, o secretário-adjunto Airton Spies (representando o governador do Estado), os deputados estaduais Gelson Merísio e César Valduga, o superintendente do Sebrae Guilherme Zigelli, o presidente da Aurora e vice-presidente da Fiesc para o agronegócio Mário Lanznaster, o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, o presidente do Conseleite Valter Brandalise, o representante do Ministério da Agricultura Lucas Fiúza de Moraes, o anfitrião presidente do Sindicato Rural de Chapecó Ricardo Lunardi, os vice-presidentes da Faesc Enori Barbieri, Antônio Marcos Pagani de Souza e João Francisco de Mattos e o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanlichi., entre outras lideranças.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade