img

Florianópolis, 18/04/2024




COMUNIDADE

Agentes de Combate a Endemias de São José aprendem técnicas de primeiros socorros

Publicado em 17/11/2017


Divulgação
Agentes de Combate a Endemias de São José aprendem técnicas de primeiros socorros



. Os agentes estão aprendendo técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV) para estar preparados para agir em caso de necessidade. A capacitação começou nesta quinta-feira (8) e continua até o dia 13 de novembro com o treinamento de 42 agentes.

“Como os agentes de endemias realizam inspeções frequentes em diversos domicílios e estabelecimentos da cidade, eles se deparam, muitas vezes, com situações inusitadas e que podem ser urgentes. Num caso de emergência, por exemplo, se estiverem bem preparados, estes profissionais podem prestar um grande auxílio com os primeiros socorros antes chegada da equipe de emergência”, explica a diretoria de Vigilância Epidemiológica, Mariliz Broering Diener. 

 

Segundo o gerente do Programa de Combate a Endemias, Ademir Rosa, que acompanhou o dia de atividades nesta quarta-feira (8), a capacitação vem ao encontro do trabalho da equipe que muitas vezes opera em locais de difícil acesso. “Por tratarmos focos endêmicos em locais afastados, como depósitos, terrenos baldios e residências que estão longe da área central; dispor desse conhecimento significa adquirir ainda mais qualidade ao serviço que prestamos”, avalia Ademir.

 

As aulas teóricas e práticas são conduzidas pelo enfermeiro e coordenador do SAMU, Marcos Antônio Fonseca, na Base do SAMU em São José. No local, os agentes têm acesso aos procedimentos técnicos que visam o suporte de vida à vítima até a chegada da equipe de emergência.

 

“Estou achando muito proveitosa esta capacitação. Hoje aprendi, por exemplo, a identificar os sinais de uma pessoa que está tendo uma parada cardiorrespiratória e, certamente, as informações deste curso serão de grande valia para atuarmos de uma forma melhor diante de uma eventual situação de emergência”, afirma a agente de Endemias, Claudia Regina Clasen. 

 

As doenças do aparelho circulatório, especialmente as cardíacas, representam uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Contudo, este perfil de mortalidade apresenta tendência de diminuição por meio do uso de técnicas corretas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), empregadas, muitas vezes por leigos treinados. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade