img

Florianópolis, 25/04/2024




COMUNIDADE

Prefeitura de Florianópolis promove 11ª edição do Seminário da Diversidade Étnico-Racial no Dia da Consciência Negra

Publicado em 17/11/2017


Divulgação
Prefeitura de Florianópolis promove 11ª edição do Seminário da Diversidade Étnico-Racial no Dia da Consciência Negra



Com o objetivo de estimular o estudo da cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede municipal de ensino, evento será realizado na segunda e terça-feira

O Brasil é o segundo país do mundo em população negra, ficando atrás apenas da Nigéria. Trata-se de aproximadamente 54% dos brasileiros, vivendo sob os efeitos do racismo, preconceitos e desigualdades geradas por um processo histórico que se construiu ao longo de 400 anos.

Romper com esses pensamentos não é uma tarefa fácil. A lei 10.639/2003 torna obrigatória a inclusão da história Africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Porém, desde que foi sancionada, inúmeros são os desafios encontrados para a sua implementação.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis procura disseminar e instigar o debate sobre a educação das relações étnico-raciais. Conforme o secretário de Educação, isto ocorre através da implementação da Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais, formação continuada dos profissionais, assessoramento pedagógico, trocas de experiências, aquisição de livros acerca da temática,  grupo de estudos, análise crítica de materiais didáticos e do Seminário da Diversidade Étnico-Racial.

Para Maurício Fernandes Pereira,  “esse encontro se configura como momento de culminância dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal, na educação infantil, fundamental e educação de jovens e adultos”. 
 

Este ano, na sua 11ª edição, o seminário será realizado na próxima segunda-feira, dia 20, data nacional da Consciência Negra,  e terça, 21, no auditório do Centro de Educação Continuada (CEC), Rua Ferreira Lima, nº 82, Centro. Terá como tema “(Re) existências: estudo de África, afro-brasileiros e indígenas na Rede Municipal de Ensino”.

Serão promovidas conferências, mesas de debate, apresentação de  pesquisas, relatos de experiências, apresentações culturais  relacionadas à Educação das Relações Étnico-raciais.

O evento conta com o apoio institucional do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB-UDESC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Fórum de Educação e Relações Étnico-Raciais de Santa Catarina (FEDERER-SC) e do Movimento Negro.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade