img

Florianópolis, 24/04/2024




VARIEDADES

Exposição e livro retratam índios brasileiros a partir de aldeias da Grande Florianópolis

Publicado em 16/11/2017


Exposição e livro retratam índios brasileiros a partir de aldeias da Grande Florianópolis

Maristela Giassi




Exposição já passou por Paris, Portugal, São Paulo e abre em Florianópolis no dia 21 de novembro

O índio retratado na sua mais pura essência. Uma lente foi o que aproximou a fotógrafa Maristela Giassi dos índios de aldeias da Grande Florianópolis e do Acre.  As fotografias estarão na exposição “Almas do Brasil” e no livro homônimo, com lançamento marcado para o dia 21 de novembro. O projeto é um convite para despedir-se dos preconceitos e observar de perto a cultura indígena.

Dão vida a exposição personagens da vida real, como o Pajé Wherá Tupã, que aos 108 anos irradia energia superior incomum; Kerexu Yxapyry, mulher poderosa, de pouca fala, que defende seu território com todas as garras que a natureza e a tecnologia lhe proporcionam; e Aline, menina de 18 anos, mãe, responsável pelo ritual temazcal em sua aldeia e que também auxilia sua mãe nos rituais do sagrado feminino. Todos conectados com a natureza e a espiritualidade, valores que fazem deles índios, pontua a artista.  

Indígenas de 5 aldeias foram fotografados: os das aldeias da Grande Florianópolis (SC) - M´Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis - e os das aldeias do Acre –  Rio Jordão e Novo Segredo, da Etnia Kaxinawá (Huni Kuin). No total, são 16 telas, todas resultado de um trabalho usando a técnica “You Paint”- foto impressa em canvas com acabamento em pintura, técnica desenvolvida pela artista.   

“As imagens coloridas são a materialização dos meus sonhos de criança e os índios fazem parte desse mundo lúdico que se mantém vivo em meus trabalhos”, revela Maristela.

A exposição já passou por Paris (Carrousel du Louvre, em outubro/2016), pelo Vaticano (Galeria La Pigna, em maio/2017), por Portugal (Bienal de Odivelas, em maio/2017) e por São Paulo (Inn Gallery, em outubro/2017).

SERVIÇO

O quê: Exposição e lançamento do livro “Almas do Brasil”, de Maristela Giassi

Quando: Vernissage e lançamento do livro: 21/11, 19h - Visitação: até 5/12 - das 13h30 às 18h  

Onde: Piso térreo do Terminal Rodoviário Rita Maria

Quanto: GRATUITO









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade