Publicado em 03/11/2017
O equipamento está sendo utilizado na Escola Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, e em breve será também realidade na Virgílio Várzea, em Canasvieiras.
A plataforma entrou no Brasil graças a uma parceria entre a Micro:bit Foundation, entidade sem fins lucrativos, com sede na Inglaterra, e a Positivo Tecnologia. O pequeno computador micro:bit desperta o interesse pela invenção e empreendedorismo.
Em Florianópolis, o uso da miniplaca programável é acompanhado pela Fundação Certi- Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.
Os recursos são suficientes para a montagem de um dispositivo para reger plantas até a construção de um robô.
Na Escola Herondina Medeiros Zeferino, o projeto com as placas contempla os estudantes dos oitavos anos do período matutino. A atividade acontece nas aulas de matemática com a professora Marijane da Silva e a professora de geografia Aline Bittencourt, que aliam conteúdos curriculares com o ensino de programação por meio da plataforma. Essas aulas têm como local a sala informatizada, coordenada peal professora de tecnologia educacional Giselle Medeiros, que colabora no planejamento da iniciativa.
O processo de aprendizagem de programação ocorre ao mesmo tempo em que as crianças aprendem a montar equações, por exemplo. Em geografia, a placa auxilia para ser trabalhado o relevo e o clima da África, lembra a professora Aline.
Abra o app de seu banco e aponte a câmera