img

Florianópolis, 18/04/2024




VARIEDADES

Abertura da Temporada de Verão nas Fortalezas da UFSC com atrações culturais e entrada gratuita

Publicado em 31/10/2017


Divulgação/Projeto Fortalezas/UFSC
Abertura da Temporada de Verão nas Fortalezas da UFSC com atrações culturais e entrada gratuita



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora a Abertura da Temporada de Verão nas Fortalezas, com show musicais, trajes de época, combate medieval e muita diversão.

A abertura será no dia 5 de novembro, a partir das 9h, com entrada gratuita. Entre as atrações estão a Orquestra de Choro do Campeche, Banda da 14º Brigada de Infantaria Motorizada, Chiqueti & Banda, Sociedade Histórica Destherrense, SCAM – Arquearia e combate medieval e o Boi de Mamão de Santo Antônio. As atrações serão realizadas na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, das 10h às 17h. No mesmo dia, todas as fortalezas sob gestão da UFSC estarão com acesso livre.

A abertura é uma iniciativa da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC, e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Franklin Cascaes. O evento marca ainda o Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro, e o último Dia de Gratuidade nas fortalezas em 2017.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, palco principal da Abertura da Temporada de Verão, fica localizada na Praia do Forte, Norte da Ilha, e pode ser acessada por terra. As outras duas fortalezas sob gestão da UFSC são Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, e Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim.

Dicas para a Abertura da Temporada de Verão nas Fortalezas da UFSC

-Vá com roupas e calçados confortáveis. É preciso caminhar um pouco para chegar à Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Há poucas vagas de estacionamento próximo ao local.
-Leve água e lanche, mas não deixe o lixo pelo caminho.
-Leve cangas, toalhas ou o que preferir para sentar na grama. Evite sentar nas muradas.
-Vá cedo: há limite de público na fortaleza, que será fechada assim que atingida a lotação do local.
-Deixe seu pet em casa. Em respeito ao patrimônio histórico, não são permitidos animais nas fortalezas.
-Não tente escalar as muralhas. Não suba nos paredões, nem para uma simples foto. Respeite as áreas isoladas dos canhões.
-Tire fotos à vontade e poste com nossas hashtags #QueroCultura #EuValorizoAsFortalezas

Saiba mais sobre as atrações:

Orquestra de Choro Campeche:

Nasceu da disciplina Prática de Repertório de Choro do Núcleo Campeche Escola Livre de Música de Florianópolis. É composta por estudantes de música e coordenada por Geraldo Vargas, o bandolinista. Choros, maxixes, scotchie, samba-choro e valsas de grandes compositores do estilo são os arranjos estudados pelo grupo.

Banda da 14º Brigada de Infantaria Motorizada:

É uma das Brigadas do Exército Brasileiro e que também é conhecida como Brigada Silva Paes. A sede está localizada em Florianópolis. A banda conta com 28 componentes, que irão se apresentar trajados com uniformes da época.

Chiquete & Banda:

Fabiano Chiqueti é natural de Lages- SC, e mora há mais de 20 anos em Florianópolis. É contrabaixista desde 1997 e já dividiu o palco com muitos artistas da região. Suas influências são rock de todas as épocas, Tropicália, bossa nova, blues e soul music.

Sociedade Histórica Destherrense:

É um grupo de reconstrução histórica com destaque no século XIX – período entre a Revolução Francesa (1789) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O diferencial do projeto está em como eles contam a história, através do Living History (atores vestidos com trajes de época circulando pela fortaleza). Irão levar o público a experimentar um pouco da vida em Florianópolis no tempo em que os monumentos serviam para defender a Ilha de Santa Catarina.

SCAM – Arquearia e combate medieval:

O grupo de recriação histórica e cultural SCAM foi fundado em 2002 e é atualmente campeão pan-americano. A SCAM pratica o combate medieval numa forma esportiva. A equipe fabrica artesanalmente as próprias armas e armaduras, que estarão expostas na fortaleza.

Boi de Mamão de Santo Antônio:

Grupo folclórico que, desde 2010, vem abastecendo a cultura da capital catarinense. No dia 5 de novembro, marcarão presença para garantir a alegria das crianças e adultos com a tradicional apresentação.

Fonte: AGECOM/UFSC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade