img

Florianópolis, 16/04/2024




CULTURA

Evento inédito em Santa Catarina confronta as visões de pensadores sobre o comportamento dos governantes e cidadãos brasileiros

Publicado em 19/10/2017


Divulgação - assessoria de imprensa
Evento inédito em Santa Catarina confronta as visões de pensadores sobre o comportamento dos governantes e cidadãos brasileiros



Questionar, confrontar, refletir. O saber é resultado da constante busca de respostas, principalmente quando se trata de comportamento e consumo intelectual. E por que não aproveitar o dia da Proclamação da República para confrontar o passado e o futuro do Brasil?

Esta é a proposta do projeto República dos Filósofos do Brasil, encabeçado pelo Grupo Maria’s e pela produtora Jasper Entretenimento. O evento reunirá, no dia 15 de novembro, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, grandes pensadores da atualidade: Leandro Karnal (Doutor em História Social), Clóvis de Barros Filho (jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação), Marcelo Tas (jornalista, apresentador e escritor) e Pedro Simon (ex-senador da República). Em pauta, um rico debate sobre ética e cidadania, analisando o comportamento dos governantes e cidadãos – tanto na história do Brasil como na atualidade.

Por que “República dos Filósofos”? A palavra “Filosofia” vem do grego, e em sua etimologia sintetiza o seu significado: philos, ou philia, quer dizer amizade; já sophia significa “sabedoria”. Portanto, um filósofo seria aquele que tem amizade, apreço, pelo saber. E em comum entre si, certamente, estes quatro grandes nomes têm não só o amor pelo saber como também o dom da palavra – e opiniões fortes.

A primeira edição do evento, marcada para ter início às 14h, terá as palestras individuais de cada convidado e por fim um debate coletivo, incentivando uma reflexão conjunta dos participantes. A primeira palestra será de Pedro Simon: “A Ética na política é possível?”; Marcelo Tas, que atualmente comanda o programa “Papo de segunda” no GNT, entra em cena falando sobre “A diluição da autoria”; Clóvis de Barros Filho explanará sobre “A complexidade das escolhas”; já Leandro Karnal elegeu “Todos contra todos” como tema da sua palestra. Os três últimos assumem o palco simultaneamente às 20h10 para um caloroso debate.

De acordo com Ivan Jasper, idealizador e produtor do República dos Filósofos do Brasil, a filosofia tem tomado um papel importante no atual cenário nacional e é fundamental que eventos neste formato democratizem a informação e diferentes pontos de vista acerca de temas da atualidade. “Pensadores, escritores e filósofos têm tomado a dianteira deste despertar do cidadão como amigo do saber e da ciência, auxiliando na curadoria de conteúdo relevante”, destaca Jasper.

Além dos palestrantes confirmados, haverá uma completa estrutura de cafés, livrarias, áreas de bem-estar e acomodação do público; o intuito é proporcionar uma maior interação e discussão dos assuntos em questão. “Profissionais de diferentes áreas, do Direito à Comunicação, da Educação à Administração, sejam empregados ou empregadores, funcionários ou autônomos, e todos que desejem ampliar o seu saber e fortalecer seu poder de opinião acerca de temas da atualidade são nossos convidados”, completa o organizador.

Cronograma

14:00h – Abertura

15:30h – Pedro Simon (convidado) – A Ética na Política é Possível?

16:10h – Intervalo

16:40h – Marcelo Tas – A Diluição da Autoria

17:20h – Intervalo

17:50h – Clóvis de Barros Filho – A Complexidade das Escolhas

18:30h – Intervalo

19:00h – Leandro Karnal – Todos Contra Todos

19:40h – Intervalo

20:10h – Debate entre Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal e Marcelo Tas (mediador)

21:30h – Encerramento


Divulgação
Evento inédito em Santa Catarina confronta as visões de pensadores sobre o comportamento dos governantes e cidadãos brasileiros










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade