img

COMUNIDADE

Creche municipal de Florianópolis reduz impressão de papel, planta árvores e cultiva horta

Publicado em 18/10/2017

Creche municipal de Florianópolis reduz impressão de papel, planta árvores e cultiva horta

A palavra de ordem na Creche Municipal de Florianópolis Irmã Scheilla, situada no Campeche, é contemplar, respeitar e preservar a natureza, diante de uma realidade que exige dos ambientes educativos reflexão e planejamento sob a ótica da sustentabilidade.


Bilhetes, ofícios para os pais ou responsáveis, convites e enquetes são preferencialmente enviados por WhatsApp, Messenger e SMS (torpedos) para reduzir ao máximo o uso de papel A4 . Basicamente, somente comunicados que envolvam dispensa de atendimento de crianças são impressos.

Além disso, a cada cinco mil impressões de folhas, a criançada da creche vai até o quintal para plantar uma árvore frutífera. Já estão cultivando dois pés de ingá. Dentro deste espírito ecológico, em breve, dois pés de graviola terão o mesmo destino.

As impressões malsucedidas, que saíram com alguma falha, não vão para o lixo: viram dobraduras ou são utilizadas para desenhos e pinturas da criançada.

A prestação de contas da creche é totalmente online, via planilhas Google.

​A horta da creche vai muito bem. Existe um espaço de quase 400 metros quadrados para plantação. Há cana de açúcar, mamão, beterraba, alfaces lisa, crespa e roxa, aipim, malva, chuchu, hortelã, pimenta, manjericão, funcho (erva-doce), chicória, couve, feijão guandu, espinafre, orégano, girassol, cenoura, tomate-cereja, banana, alecrim, batata-doce, milho, salsinha, cebolinha, brócolis, capuchinha e moringa oleífera.

O que é colhido é aproveitado pelas cozinheiras no almoço, jantar ou lanches das 150 crianças que frequentam a creche.  Para tratar a terra, há um espaço de compostagem, que é a prática da reciclagem de matéria orgânica - a exemplo de cascas e restos de frutas, verduras e plantas - que serve para a formação de fertilizante, que por sua vez enriquece o solo.

A horta também conta com um minhocário, onde “residem” minhocas californianas, que possuem maior capacidade de adaptação às condições de cativeiro e à alta produção de adubo.

​A ideia do diretor da creche, Diego Alessandro Kair, é que a horta seja mantida durante todo ano. Um plano está sendo montado, para que ocorram mutirões com as famílias e voluntários, no sentido de cuidar do espaço durante os dois recessos escolares, em janeiro, fevereiro e em parte de julho.








Projeto Ilha de Encantaria será transmitido ao vivo nesta quarta e quinta

28/10 | Cultura
A contação de histórias para crianças e adultos traz a Palhaçaria para reviver en-cantos de Florianópolis em transmissão ao vivo no Youtube da Traço Cia de Teatro.

Redação dissertativa: Como fazer uma dissertação em prosa?

27/10 | Comunidade
Digamos que você precisa realizar a produção de uma redação para um concurso ou vestibular.

Santa Catarina vacinou 169 mil crianças contra a paralisia infantil

27/10 | Geral
Santa Catarina vacinou, até o momento, cerca de 169 mil crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 49,2% do público-alvo, que é de 342,8 mil crianças de 1 a menores de 5 anos de idade em todo o estado. No Brasil, cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil. Até o momento, da população-alvo estimada de 11,2 milhões, somente 4 milhões (20,31%) foram vacinadas contra a pólio.

Câmara Municipal de Florianópolis amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo

27/10 | Politica
Com as alterações aprovadas na tarde de segunda-feira (19) o prazo passa a ser de 60 dias. 

Semana da Dança UFSC será totalmente online e gratuita

27/10 | Cultura
Ampla programação, que ocorre de 16 a 22 de novembro, exibe espetáculos, oficinas, cursos, lives e imersões artísticas nas mídias digitais do projeto

Cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil

27/10 | Comunidade
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até 30 de outubro e tem como população-alvo estimada cerca de 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos