img

Florianópolis, 18/04/2024




COMUNIDADE

Creche municipal de Florianópolis reduz impressão de papel, planta árvores e cultiva horta

Publicado em 18/10/2017


Creche municipal de Florianópolis reduz impressão de papel, planta árvores e cultiva horta



A palavra de ordem na Creche Municipal de Florianópolis Irmã Scheilla, situada no Campeche, é contemplar, respeitar e preservar a natureza, diante de uma realidade que exige dos ambientes educativos reflexão e planejamento sob a ótica da sustentabilidade.

Bilhetes, ofícios para os pais ou responsáveis, convites e enquetes são preferencialmente enviados por WhatsApp, Messenger e SMS (torpedos) para reduzir ao máximo o uso de papel A4 . Basicamente, somente comunicados que envolvam dispensa de atendimento de crianças são impressos.

Além disso, a cada cinco mil impressões de folhas, a criançada da creche vai até o quintal para plantar uma árvore frutífera. Já estão cultivando dois pés de ingá. Dentro deste espírito ecológico, em breve, dois pés de graviola terão o mesmo destino.

As impressões malsucedidas, que saíram com alguma falha, não vão para o lixo: viram dobraduras ou são utilizadas para desenhos e pinturas da criançada.

A prestação de contas da creche é totalmente online, via planilhas Google.

​A horta da creche vai muito bem. Existe um espaço de quase 400 metros quadrados para plantação. Há cana de açúcar, mamão, beterraba, alfaces lisa, crespa e roxa, aipim, malva, chuchu, hortelã, pimenta, manjericão, funcho (erva-doce), chicória, couve, feijão guandu, espinafre, orégano, girassol, cenoura, tomate-cereja, banana, alecrim, batata-doce, milho, salsinha, cebolinha, brócolis, capuchinha e moringa oleífera.

O que é colhido é aproveitado pelas cozinheiras no almoço, jantar ou lanches das 150 crianças que frequentam a creche.  Para tratar a terra, há um espaço de compostagem, que é a prática da reciclagem de matéria orgânica - a exemplo de cascas e restos de frutas, verduras e plantas - que serve para a formação de fertilizante, que por sua vez enriquece o solo.

A horta também conta com um minhocário, onde “residem” minhocas californianas, que possuem maior capacidade de adaptação às condições de cativeiro e à alta produção de adubo.

​A ideia do diretor da creche, Diego Alessandro Kair, é que a horta seja mantida durante todo ano. Um plano está sendo montado, para que ocorram mutirões com as famílias e voluntários, no sentido de cuidar do espaço durante os dois recessos escolares, em janeiro, fevereiro e em parte de julho.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade