img

Florianópolis, 20/04/2024




MARKETING

Metas de condicionamento físico precisam ser mensuráveis e realistas

Publicado em 05/09/2017


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Metas de condicionamento físico precisam ser mensuráveis e realistas



Diretora da Academia Better You, Suzana Dallanhol fala que a motivação para a prática do exercício só tem efetividade quando o aluno aprende a treinar e passa a compreender quais ganhos e perdas ele obtém com a execução correta das tarefas realizadas sob a orientação atenta e próxima do professor

Dentro de uma academia, a determinação de metas é um fator importante para a manutenção de um comportamento que leve à mudança. De acordo com Suzana Dallanhol, diretora da Academia Better You, localizada no Centro de Florianópolis, a motivação, nesse caso, é sempre intrínseca. As metas servem para nortear quais mudanças devem ser implementadas no dia a dia do indivíduo. Em qualquer circunstância, metas devem ser atingíveis, realistas e significativas.

“É importante saber se a pessoa já teve experiência com treinamento e como foi essa experiência. Há muitas pessoas que já iniciaram e pararam o treino em academia várias vezes. Quando conversamos com essas pessoas, percebemos que, na verdade, suas experiências anteriores foram ruins. Tiveram treinos muito longos, com repetições além do necessário e não receberam orientação adequada para a execução dos movimentos. Assim, não aprenderam a treinar”, diz.

Para Suzana, a primeira meta a ser estabelecida é ir à academia, tomar a decisão, sair de casa e chegar ao local de treino. “Somente gostando do processo é possível refinar as metas. E, para gostar, é preciso sentir-se capaz de realizar a tarefa. Portanto, em seguida, é fundamental um bom professor. O professor apoia, ensina, corrige, explica. Nada substitui a inspiração contida na relação interpessoal. A interação entre mestre e aprendiz”, afirma ela.

Na aprendizagem do movimento correto é fundamental haver demonstração. É fundamental que o professor domine o gesto que ensina tanto quanto possível e que junte à demonstração a explicação oral e a correção do aluno. “Aqui na Better You, valorizamos o processo pedagógico, pois para se comprometer com alguma coisa é preciso sentir-se capaz de realizá-la. Variar esses estímulos através da experimentação de diversas modalidades traz enormes benefícios para o praticante, pois amplia seu leque de habilidades. É com autoconfiança no processo que se pode partir para metas de condicionamento físico”, diz Suzana.

O objetivo mais frequentemente expressado por quem entra numa academia é a perda de peso. No entanto, ao perceber que o treinamento proporciona ganhos e/ou perdas que não são mostrados somente pelo critério "peso”, o aluno compreende que as metas de condicionamento necessitam ser mais específicas, para que sejam mensuráveis e realistas, e revistas regularmente. 

“As buscas das pessoas, aquilo que é significativo para cada uma, varia muito, inclusive entre as modalidades que ela pratica. Por exemplo, melhorar a execução de determinada postura de yoga, conseguir correr certa quilometragem, acompanhar uma coreografia, controlar a frequência cardíaca em alguma intensidade de pedalada, melhorar a coordenação motora no boxe. Além dessas, claro, há a busca por hipertrofia muscular, redução da gordura corporal, etc. Para cada meta, há um tipo de verificação e novas intervenções para o aprimoramento. Quando o assunto é condicionamento físico, sempre haverá novos desafios”, afirma Suzana Dallanhol.

Serviço
O quê:
 Academia Better You;
Local: Rua Padre Roma, 409 - Centro, Florianópolis;
Telefone: (48) 3222-6644;
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 23h, e sábados, das 09h às 13h;









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade