img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Conselho de Turismo faz reunião para anunciar Açor Festa em Palhoça

Publicado em 25/08/2017


Nagib de Pieri
Conselho de Turismo faz reunião para anunciar Açor Festa em Palhoça



O lançamento oficial da Açor Festa ocorre na noite de 31 de outubro, no Clube 7 de Setembro, quando também serão homenageados representantes da cultura açoriana regional.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) promoveu, na tarde desta quinta-feira (24), mais uma reunião, para anunciar a realização da Açor Festa, no Distrito da Enseada de Brito, de 10 a 12 de novembro. A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é um evento estadual e itinerante. A escolha do local para sediar a festa se dá justamente pela relevância da cidade e os vínculos com a cultura açoriana.

Em 2009, Palhoça promoveu a Açor Festa, tendo o centro da cidade como palco. Os organizadores apostam que a Açor Festa da Enseada de Brito será um grande acontecimento, devido à origem do distrito, que tem raízes profundas plantadas na cultura açoriana. Enseada de Brito ainda mantém boa parte do casario de época e os costumes que regem a comunidade têm relação direta com as tradições deixadas pelos colonizadores. Vale ressaltar que, bem antes da colonização do centro de Palhoça, os descendentes das Ilhas Açores já povoavam a Enseada.

A Açor Festa é coordenada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Palhoça, a organização do evento vai envolver várias secretarias municipais, tendo à frente a Secretaria Municipal de Turismo e o Comtur.

O vice-prefeito Amaro Júnior, que representou o prefeito Camilo Martins na reunião, considera a Açor Festa “essencialmente importante para Palhoça, como fonte de resgate da cultura açoriana”. Disse que o evento vai servir de base para a produção de uma festa municipal.

Adriano Mattos, secretário municipal de Turismo, argumenta que a participação de vários grupos tradicionais do município e de outras cidades de colonização açoriana vai ser fundamental para fortalecer os laços da cidade de Palhoça com as raízes culturais.

Marcos Antônio Souza, coordenador do Comtur e do Curso de Turismo da Faculdade Municipal de Palhoça, considera a escolha do Distrito de Enseada de Brito um ponto positivo a favor do sucesso da festa. “A cultura açoriana é muito forte, muito marcante na Enseada de Brito. A Açor Festa será uma atração turística, mas, acima de tudo, vai reacender a chama da cultura local, disse.

Durante a reunião, também foram debatidos projetos relevantes e agendados outros eventos e festas, que passarão a compor um calendário municipal.

A reunião contou com a participação de funcionários da Secretaria de Turismo, representantes da Associação Empresarial de Palhoça (Acip), Faculdade Municipal de Palhoça, Fundação de Esporte e Cultura, Associação Protetores do Balneário Ponta do Papagaio, Associação de Moradores da Praia de Fora, empresários e investidores do ramo de turismo









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade