img

Florianópolis, 19/04/2024




POLITICA

Políticas públicas de combate às drogas foi um dos destaques de reunião na Câmara de Vereadores de São José

Publicado em 16/08/2017


Políticas públicas de combate às drogas foi um dos destaques de reunião na Câmara de Vereadores de São José



A Câmara Municipal de São José sediou, na noite desta terça-feira (15), reunião pública que abordou os temas da saúde mental, drogas e políticas públicas. Por proposição do vereador Moacir da Silva (PSD), o encontro reuniu diversas autoridades sobre os assuntos, além de alunos da Escola Jovem de São José (CEMAJOBA) e comunidade em geral.

O primeiro a usar a Tribuna foi o médico especialista em dependência química, Dr. Marcos da Costa Leite, o qual destacou a falta de ajuda a quem sofre transtornos mentais. "Cerca de 75% dos portadores deste problema não recebem quaisquer tipos de tratamento", destacou.

Em seguida, a presidente da Alcoólicos Anônimos do Brasil e psicóloga, Dra. Jaira Adamczyk, ressaltou o esforço da entidade presente em 183 países e em todos os estados brasileiros. "Infelizmente ainda no Brasil não conseguimos dar a dimensão da importância da Alcoólicos Anônimos. Hoje são mais de cinco mil grupos e 11,5 mil salas da organização no país realizando um trabalho voluntário".

Outro tema debatido durante a reunião pública na Câmara abordou a situação dos moradores de rua de São José. A Secretária de Assistência Social do município, Rosemeri Bartucheski, lembrou a importância de se investir em prevenção principalmente entre crianças e adolescentes. "As novas drogas que aparecem são muito mais rápidas do que o nosso trabalho, por isso o melhor lugar para prevenir o uso é nas famílias". Ela ainda citou os números envolvendo moradores de rua na cidade; "90% não são oriundos de São José e têm problemas com álcool e drogas. Já 80% desses moradores de rua têm passagem pela polícia por roubo ou furto", afirmou.

Ainda levantaram importantes temas, outros profissionais como a Coordenadoras de saúde mental em São José e no estado, Priscila Martins e Deisy Mendes Porto, respectivamente. Além destas, também participaram os vereadores André Guesser (PDT), Antônio Lemos (PMDB), Gilmara Vieira Bastos (PSD), Mauro Henrique da Silva (DEM) e Sanderson de Jesus (PMDB). 

Por fim, o proponente da reunião, o vereador Moacir da Silva (PSD) pediu a união de todos os presentes para levar os assuntos adiante. "Para que essa rede seja implantada, é preciso juntar forças. Com o envolvimento de todos, a amplitude será maior e poderemos diminuir os problemas causados pelas drogas, alcoolismo e outros vícios".









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade