Florianópolis, Santa Catarina

Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017

ESPORTES

Surfistas de 14 países disputam o QS 3000 de Arica no Chile

Publicado em 16/07/2017 às 19:01:02

Começa nesta segunda-feira o prazo do Maui and Sons Arica Pro Tour com três campeões nas ondas desafiadoras de El Gringo estreando na primeira fase do evento em Ex-Isla Alacran. Os brasileiros são maioria entre os concorrentes ao título do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour.


Pablo Jimenez
Surfistas de 14 países disputam o QS 3000 de Arica no Chile

William Aliotti (FRA)



O prazo do tradicional Maui and Sons Arica Pro Tour by Corona & Canon começa nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo no Chile. O evento mais tradicional do calendário da WSL South America é um verdadeiro desafio nos tubos gelados de El Gringo, na Ex-Isla Alacrán, em Arica. Neste ano, ganhou importância porque triplicou a premiação oferecida e o status subiu de QS 1500 para QS 3000. Com isso, 89 surfistas de 14 países já estão escalados para estrear no Chile e restam apenas sete vagas para completar o quadro de 96 participantes.

Entre eles, três que já foram campeões nos tubos de El Gringo entram na primeira fase, os peruanos Gabriel Villaran (2009) e Alvaro Malpartida (2013) e o francês William Aliotti, que defende o título conquistado no ano passado contra o australiano Dean Bowen. Os 89 participantes foram divididos em duas rodadas com dezesseis baterias de quatro competidores. Os 32 mais bem colocados no ranking mundial da World Surf League, formam a lista dos cabeças de chave que só entram na segunda fase, para enfrentar os que passarem pela primeira.

Um dos destaques é Thiago Camarão, que venceu a primeira etapa da WSL South America esse ano na Argentina e divide a liderança do ranking sul-americano com o peruano Miguel Tudela, campeão do QS 1000 Rip Curl Pro San Bartolo encerrado no sábado no Peru. Os peruanos formam o segundo maior pelotão com treze surfistas, um a mais do que os doze dos Estados Unidos. O Chile vem a seguir, com onze inscritos já confirmados.

A relação dos países dos participantes da oitava edição do tradicional Desafio de Arica prossegue com o Havaí com nove surfistas, Austrália com sete, Argentina com seis, França do atual campeão William Aliotti com três e mais seis nações serão representadas por um competidor, Espanha, Portugal, Grécia, Uruguai, Equador e Costa Rica.

Entre os destaques da lista, tem ex-tops do CT como o brasileiro Raoni Monteiro e o espanhol Aritz Aranburu, campeões sul-americanos como Robson Santos (2015) e o atual, Leandro Usuna, da Argentina, além de quatro surfistas que já festejaram vitórias num dos tubos mais perigosos do mundo. Até agora, ninguém conseguiu ganhar a etapa chilena duas vezes.

CAMPEÕES DAS ETAPAS DO WSL QUALIFYING SERIES EM ARICA NO CHILE:

2016: William Aliotti (FRA) no QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour – 2.o-Dean Bowen (AUS)

2015: finais do QS 1500 Maui and Sons Arica World Star canceladas pelo mar “stormy”

2014: Jessé Mendes (BRA) no 3-Star Maui and Sons Arica World Star – 2.o-Marco Giorgi (URU)

2013: Alvaro Malpartida (PER) no 3-Star Maui and Sons World Star – 2.o-Anthony Walsh (AUS)

2012: Anthony Walsh (AUS) no 3-Star Maui and Sons Arica World Star – 2.o-Eala Stewart (HAV)

2011: Guillermo Satt (CHL) no 3-Star Arica World Star Tour – 2.o-Camilo Hernandez (CHL)

2009: Gabriel Villarán (PER) no 3-Star Rusty Arica Pro Challenge – 2.o-Alvaro Malpartida (PER)

João Carvalho – WSL South America Media Manager






Procurando algum produto ou serviço?


Publicidade










(c) 1998-2017
Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Plataforma proprietária de gestão