img

Florianópolis, 25/04/2024




REGIONAL

Comitê SC Biogás apresenta plano para produção de energia a partir de dejetos de suínos

Publicado em 14/07/2017


Julio Cavalheiro / Secom
Comitê SC Biogás apresenta plano para produção de energia a partir de dejetos de suínos

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta terça-feira, 11, no Centro Administrativo, em Florianópolis, documento do Comitê SC Biogás que resume o trabalho realizado para elaboração do plano SC Biogás - Florianópolis




O objetivo é produzir energia alternativa, principalmente por meio de dejetos de suínos, para retirar do meio ambiente a biomassa produzida pela indústria agropecuária.

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde da terça-feira, 11, no Centro Administrativo, em Florianópolis, documento do Comitê SC Biogás que resume o trabalho realizado para elaboração do plano SC Biogás.

“Acredito muito na importância de projetos como esse para o desenvolvimento econômico do Estado e ainda para a preservação do meio ambiente. Temos que fazer o negócio se tornar economicamente viável porque é um caminho novo para o agronegócio”, disse o governador.

Por meio do Programa SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, foi contratado, com financiamento do Banco Mundial, serviços de consultoria de três empresas para fazer o diagnóstico do potencial de geração de biogás em Santa Catarina, localizando os pontos de maior geração de dejetos. As regiões de Concórdia e Braço do norte, por exemplo, estão à frente na produção de dejetos suínos, enquanto Biguaçu tem grande fonte de matéria-prima a partir dos resíduos sólidos. A prospecção também detectou os potenciais segmentos e grupos de consumidores deste tipo de energia, estudando as redes de distribuição, geração e aproveitamento do biometano.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, destaca que o projeto vem ao encontro de uma necessidade de Santa Catarina. “Nós temos uma fonte energética que nós ainda não estamos aproveitando e que é importantíssima. E temos um Estado que cresce na produção de suínos, na produção de leite, na produção de aves e cada vez mais temos o compromisso de trabalhar, também, respeitando o meio ambiente”.

O comitê é formado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, representada pelo deputado Natalino Lázare; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade