img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Comdes apoia projetos de pesquisa para uso de resíduos na geração de energia

Publicado em 04/07/2017


Divulgação/Assessoria de Imprensa/Comdes
Comdes apoia projetos de pesquisa para uso de resíduos na geração de energia



Assunto foi pauta de reunião do conselho na última sexta-feira (30), assim como a necessidade de acompanhar e agilizar o andamento das obras do Contorno Viário.

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) apoiará projeto da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e esgoto como fontes de biogás para geração de energia.

De acordo com o engenheiro Aloísio Pereira, da Suderf, a proposta segue duas linhas, a primeira prevê a construção de sistema de geração de eletricidade na estação de tratamento de esgoto (ETE) de Canavieiras, localizada no Sapiens Parque.

A segunda propõe a implantação de planta geradora de eletricidade por meio de biogás procedente dos resíduos sólidos orgânicos da coleta urbana de lixo no Norte da Ilha. A Suderf pretende ainda descentralizar a disposição final do lixo com a criação de cinco pontos de receptação, três na região insular e dois no Continente. As pesquisas teriam como parceiros a Casan e a Comcap. 

O coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto, marcará um encontro com presidente da Celesc, Cleverson Siewert, para apresentar o projeto e buscar a participação da empresa no processo. Ele acrescenta que a intenção da entidade é integrar o gerenciamento da coleta e destinação  dos resíduos nos municípios. “Precisamos ter um plano compartilhado que minimize o impacto ambiental e destine adequadamente os recursos e o material excedente”, afirma. 

Dados do IBGE de 2016 aponta que a região metropolitana tem 1.152.115 habitantes. Apenas na Capital, enquanto a população cresceu 28,91% de 2002 a 2014, a produção de resíduos passou de 115.431 para 192.190 toneladas, ou seja, subiu 66,5% no mesmo período, conforme números da Comcap.

O engenheiro civil e ex-presidente da Comcap, Marius Bagnati, ressalta que o destino final do lixo na Grande Florianópolis, o aterro sanitário de Biguaçu, deveria absorver apenas os materiais que não podem ser reaproveitados, no entanto, eles representam hoje apenas 16% de todo o volume levado para o local. Ele também explica que a Comcap recicla atualmente apenas 7% do lixo e que, se reaproveitasse mais, não teria para onde levar o restante.

O deputado Esperidião Amin, que participou da reunião do Comdes, destacou que o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, virá a Santa Catarina na primeira quinzena de julho para conferir e debater a situação do Contorno Viário da Grande Florianópolis, quando deve se reunir com o Comdes, parlamentares e prefeitos das cidades impactadas pelas obras. O conselho também visitará, a partir de agosto, as Câmaras de Vereadores da região metropolitana, a fim de esclarecer como o Legislativo pode fomentar o desenvolvimento dos trabalhos realizados no rodoanel.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade