img

Florianópolis, 18/04/2024




POLITICA

Vereadores de São José discutem criação do Serviço de Inspeção para Produtos de Origem Animal

Publicado em 28/06/2017


CMSJ/Divulgação
Vereadores de São José discutem criação do Serviço de Inspeção para Produtos de Origem Animal

Presidente da Câmara e prefeito em exercício discutem criação do SIM em São José




Tramita na Casa Legislativa o Projeto de Lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal  Produtos de Origem Animal (SIM).

O PLC visa aumentar a segurança alimentar dos consumidores e fomentar o setor. Segundo dados da Sindicato Rural de São José em 2016 o setor primário foi responsável por um faturamento de cerca de R$ 6 milhões. O Projeto é de iniciativa do Executivo, mas atende uma demanda já sinalizada pelos produtores e entidade reguladoras. Na última semana o Presidente do Legislativo, vereador Orvino Coelho de Ávila (PSD), esteve reunido com o Prefeito em Exercício, Neri Amaral, a fim de sensibilizá-lo para a importância da matéria.

Durante sessão plenária, o próprio Presidente utilizou a Tribuna para sinalizar a importância do projeto. Na oportunidade, Orvino Coelho de Ávila relembrou a apreensão de produtos e do fechamento de peixarias do Mercado Público de Florianópolis. O fato, ocorrido no ano passado (2016), teve ampla repercussão e foi provocado justamente pela falta de registros e da ausência do Serviço de Inspeção Municipal.

"É importante que a Câmara consiga regulamentar o serviço para dar segurança ao consumidor e aos pequenos produtores, pois mesmo considerando algumas situações injustas como apreensão de alimentos, sem lei ninguém pode fazer nada para impedir", ressaltou.

O PLC, que ainda será discutido nas comissões de mérito e posteriormente no plenário, estabelece que o SIM ficará atrelado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Dessa forma, as inspeções sanitárias deverão ser realizadas em estabelecimentos que recebem animais, produtos, matérias-primas e derivados de origem animal para beneficiamento ou industrialização. Os produtores rurais fornecedores também serão inspecionados por médico veterinário e técnicos do município, estado ou união.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade