img

Florianópolis, 18/04/2024




COMUNIDADE

Saiba como prevenir e diferenciar gripe de alergias em pets no inverno

Publicado em 21/06/2017


Saiba como prevenir e diferenciar gripe de alergias em pets no inverno



Quando as temperaturas baixam, não é somente o homem que sente seus efeitos na pele. Na estação mais fria, aumentam os casos de alergias cutâneas e respiratórias em cães e gatos, que são muito sensíveis a mudanças no clima.

Na maioria das vezes o inimigo está em casa: substâncias presentes no ar (poeira, fumaça de cigarro, perfumes etc.) e em objetos com os quais os animais têm contato, como cobertores, mantas camas e tapetes. A prevenção pode ser feita eliminando esses fatores desencadeantes.

Se o seu cão se lambe e se coça com frequência, fique atento, pois podem ser sintomas de um problema de pele, como dermatites de contato ou ressecamento. O médico-veterinário Luciano Granemann e Silva, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e proprietário da Cão.Com, faz algumas recomendações, como lavar a cama do seu pet todo mês e as cobertas pelo menos uma vez por semana. “Esse período pode variar um pouco, de acordo com as condições de higiene de cada animal. E cuidado na escolha do produto. Dê preferência a sabão em pó tradicional ou neutro”, afirma.

Banhos em excesso retiram a proteção natural da pele do cão. Luciano sugere que nos períodos de frio a frequência seja de no máximo duas vezes por mês. Outros cuidados importantes são com a temperatura da água e do secador, que não pode ser muito elevada, bem como com a escolha dos produtos. “Eles são muito sensíveis a odores. Para os que têm uma tendência a alergias, existem no mercado linhas especiais”, conta.

Cães e gatos sentem frio?

“Não tanto quanto o homem porque têm pelos - sua proteção natural - que permite que fiquem na rua sem passar frio e correr risco de vida”, afirma Luciano. A tosa feita no início do outono irá durar por todo o inverno, bastando aparar e escovar os pelos. Assim, dentro de casa os cães não necessitam de cobertores e roupas. Caso o dono opte por utilizá-las, é preciso tomar alguns cuidados. “Prefira os 100% algodão. Evite a lã. Verifique se o seu petdemonstra que gosta de usá-las. Alguns adoram, outros não. Se ele costuma se esfregar após colocar as roupas, é sinal de que se sente incomodado”, explica. Elas não devem ser utilizadas por longos períodos, é preciso deixar o animal um tempo sem.

Como saber se o espirro é gripe ou alergia?

Os sintomas de alergia muitas vezes se confundem com os de gripe e de outras doenças respiratórias. Mas como distingui-las? Segundo Luciano, espirros em cães e gatos, e nariz escorrendo são geralmente sinais de alergias, mas é difícil diagnosticar apenas observando. “Para saber com mais exatidão, fazemos exames complementares”, afirma. E recomenda que os donos observem se esses sintomas não estão associados a alguma mudança recente na casa, como uma coberta, tapete ou roupinha nova. Em alguns casos, eliminando a causa, os sintomas logo desaparecem.

A incidência de doenças respiratórias, como gripes, rinite, bronquite, pneumonia e asma, aumentam no inverno, sendo essa última mais comum em gatos. Para preveni-las é importante manter a casa ventilada e livre de umidade. Também recomenda-se evitar passear com os animais de estimação nos dias muito frios ou com vento forte. A vacinação dos pets contra a gripe é outra medida eficaz. “Ela pode evoluir para uma infecção respiratória mais grave, por isso o conselho é vacinar os animais o quanto antes”, alerta Luciano.

Dicas para evitar alergias respiratórias e de pele

- Lave a cama de seu animal de estimação todo mês e os cobertores e mantas pelo menos uma vez por semana;
- Cobertas e roupinhas preferencialmente 100% algodão. Evite as de lãs e feitas com tecidos sintéticos;
- Não deixe seu pet vestido por longos períodos. Reserve as roupas para saídas ao ar livre e momentos festivos;
- A frequência de banhos muda no inverno, para preservar a proteção natural da pele. A recomendação é de uma a duas vezes por mês;
- Evite água e secadores muito quentes e expor o animal a eles por períodos muito longos;
- Escolha produtos de higiene mais suaves, pois os pets são sensíveis a odores. Caso ele tenha tendência a alergias, opte por linhas especiais hipoalergênicas;
- Mantenha a casa limpa e bem ventilada e o seu pet longe de lugares muito úmidos;
- Evite odores muito fortes na casa, como produtos de limpeza, odorizadores de ambiente, perfumes, entre outros;
- Evite passeios em dias muito frios ou com vento muito forte.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade