img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Dia 5 de junho comemoramos o Dia da Cerveja Brasileira

Publicado em 05/06/2017


Imagem Ilustrativa/Cerveja Falada
Dia 5 de junho comemoramos o Dia da Cerveja Brasileira

Fundada em 1908 a Cervejaria Canoinhense obedece ainda hoje os preceitos de produção da época de sua fundação.




Data criada em homenagem ao cervejeiro catarinense Rupprecht Loeffler (1918-2011), criador da Cervejaria Canoinhense em Canoinhas, e que estaria fazendo aniversário neste dia 5 de junho.



Por: Paulo Luis Cordeiro

O “Seu Lefra” faleceu aos 93 anos. Mas era o mais antigo mestre cervejeiro do país em atividade. Fundada em 1908 por Otto Loeffler, a cervejaria faz sucesso com receitas secretas - dentre elas a Cerveja Jahu e a Nó de Pinho - há quase cinco gerações e todas seguem a Lei da Pureza Alemã. Por falar em Alemanha, todos os barris de madeira da Canoinhense são alemães e se mantém na fábrica até hoje. 

O Brasil já conta com mais de 400 cervejarias - entre grandes e micros - e a venda das nacionais só cresce no Brasil. O mercado cervejeiro brasileiro é, hoje, o terceiro maior do mundo, com produção de 140 milhões de hectolitros ao ano - 1,5% disso representado pelo segmento de cervejas artesanais, que cresce 40% ao ano no país. Em Santa Catarina existem perto de 50 micro-cervejarias, somente na Grande Florianópolis já são 18 empreendimentos. 

Carlos Lapolli, presidente da Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Santa Catarina produz mais de 1 milhão de litros ao mês de cerveja artesanal, através de cerca de 50 marcas. "A data é uma grande homenagem à um grande cervejeiro que residiu durante todo o século 20, que foi seu Rupprecht Loeffler, que morreu recentemente, ele representa todo um espírito do empreendedor cervejeiro que se mantém fiel a produto de qualidade, buscando inovação, sabores novos, e resistindo à grandes corporações.", completa Lapolli.

Dados da ACASC apontam que hoje são 300 rótulos diferentes. "Embora Santa Catarina seja referência quando o assunto é a bebida, não dá pra negar a influência que Blumenau exerce sobre essa trajetória. Alguns exemplos deixam isso ainda mais claro. A cerveja artesanal é uma representante do que o estado tem a oferecer para o mundo: uma experiência gastronômica e turística diferente, produtos de qualidade e valor agregado.", informa o presidente.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade