img

Florianópolis, 24/04/2024




POLITICA

Bancada feminina solicita informações sobre ações de enfrentamento à violência contra as mulheres em SC

Publicado em 05/06/2017


Miriam Zomer / Agência AL
Bancada feminina solicita informações sobre ações de enfrentamento à violência contra as mulheres em SC

Deputada Luciane, presidente da Bancada Feminina




O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na semana passada e já foi encaminhado ao Secretário da Casa Civil do governo catarinense o pedido de informações, assinado pelas deputadas Luciane Carminatti (PT/SC), Ana Paula Lima (PT/SC) e Dirce Heiderscheidt (PMBD/SC), sobre as ações do executivo em relação ao enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com maior índice de feminicídios. É um dado muito alarmante. Em 2017 já aconteceram muitas mortes de mulheres ligadas à violência doméstica. Tivemos um caso em Cunha Porã que chocou o país: três irmãs mortas dentro de casa”, afirma Luciane Carminatti, coordenadora da bancada feminina da Alesc. Segundo ela, o governo precisa informar com clareza quais ações estão em andamento. “A sensação é de que a violência contra as mulheres tem aumentado muito e que o atual governo, há dois mandatos no poder, não dá as respostas necessárias ao problema”, enfatiza.

O pedido das deputadas está embasado na lista de pendências verificadas e recomendações feitas ao governo catarinense, ainda em 2013, por uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, do Senado e Câmara Federal. As informações foram coletadas no ano de 2012 em todas as regiões do Estado, sobre a situação da violência contra a mulher e a aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência.

A bancada feminina também questiona as poucas medidas tomadas pelo estado em relação ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, assinado pelo Poder Executivo catarinense em 2009, nos seguintes eixos: garantia da aplicabilidade da Lei Maria da Penha em todos os municípios; ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência; garantia da segurança cidadã e acesso à Justiça; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; garantia da autonomia das mulheres em situação de violência e ampliação de seus direitos.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade