img

Florianópolis, 24/04/2024




REGIONAL

Defesa Civil monitora barragens de Taió e Ituporanga

Publicado em 04/06/2017


Julio Cavalheiro / Secom
Defesa Civil monitora barragens de Taió e Ituporanga

Na barragem Sul de Ituporanga, a Defesa Civil do Estado opera com as comportas abertas e o canal extravasor completamente fechado




Como uma forma de proteger a população do Alto Vale e Vale do Itajaí das possíveis inundações causadas pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias e que devem se repetir na próxima semana, a Defesa Civil de SC realizou a abertura do canal extravasor da Barragem Oeste, em Taió. A operação ocorreu por volta das 17h desta quinta-feira, 1º, e já demonstrou eficácia. 

Na última medição, às 12h de sexta-feira, 2, o nível do rio estava com 8 metros, ou seja, estava dentro do esperado com o procedimento realizado na barragem. Já a Barragem Sul de Ituporanga está com todas as comportas abertas e o canal extravasor completamente fechado.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explicou que a operação do canal extravasor em Taió foi planejada e calculada, fazendo com que as quatro comportas se mantivessem abertas para direcionar o fluxo de água. 

“Se não temos as comportas abertas, a água do canal extravasor vai de encontro a outras margens do rio, podendo vir a colapsar inclusive com a ponte que se encontra no local. Ele trabalha de forma coordenada entre canal e a comporta. Então diminuímos o número de comportas abertas, para que o fluxo de água ficasse dentro do nosso cálculo. Assim, o rio sairia dos atuais 7,99m para 8,15m”, informou.

Moratelli destacou que a Defesa Civil manteve o compromisso com a população de todo Alto Vale de gerenciar da melhor forma os barramentos na região para que o impacto das cheias seja menor. “Nós temos o retorno das chuvas a partir de domingo. As nossas equipes da Defesa Civil e Epagri/Ciram estão analisando, nesta sexta-feira, as condições meteorológicas para emitir um boletim oficial das condições do tempo. Esse boletim vai nortear todas as operações daqui para a frente, tanto nas barragens quanto na emissão dos alertas. Fica o compromisso da Defesa Civil com a população catarinense de prestar um serviço de qualidade”, disse. 

Na Barragem Sul de Ituporanga, a Defesa Civil do Estado opera com as comportas abertas e o canal extravasor completamente fechado. “O canal extravasor da barragem de Ituporanga não está sendo usado no momento porque a sua abertura agravaria o represamento das águas que estão escoando pelo vale oeste, prejudicando principalmente municípios como Laurentino, Agronômica e Rio do oeste. Não tem previsão de abertura para o momento atual. A Defesa Civil do Estado está operando as barragens de modo a equilibrar as condições hidrológicas de toda bacia do rio Itajaí-Açu”, informou o secretário adjunto da secretaria de Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza. 

 




Veja mais em
http://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php?r=externo%2Fmetragem








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade